Preço do tomate dispara no Mercado Grossista do Zimpeto

DESTAQUE ECONOMIA SOCIEDADE

A chuva intensa que caiu na última semana na Cidade e Província de Maputo fez disparar o preço do tomate no Mercado Grossista de Zimpeto, uma vez que os importadores enfrentam dificuldades para aceder aos campos de produção para comprar aquele produto e posteriormente revender naquele que é considerado o maior mercado da capital moçambicana. Actualmente, ao invés dos 900 meticais que eram cobrados por caixa durante a quadra festiva, a caixa de tomate custa 1200 meticais.

Texto: Milagrosa Manhique

Durante a quadra festiva, de acordo com alguns importadores, o preço do tomate não sofreu grandes alterações. Entretanto, apoiando-se nos factores climáticos, ou seja, a forte chuva que caiu na última semana na Cidade e Província de Maputo, os importadores decidiram ajustar o preço.

No rol das justificações para incrementar 300 meticais no preço da caixa de tomate, os importadores referem que depois da chuva intensa tem enfrentado dificuldades para aceder para aceder aos campos de produção onde compram o produto com proposito de revender no Mercado Grossista de Zimpeto.

Segundo o documento que relata o resumo do fluxo das viaturas com cargas, Mercado Grossista de Zimpeto registrou no dia seis (06) do corrente mês de Janeiro, apenas quatro viaturas conseguiram abastecer o maior mercado da Cidade de Maputo com um total de 42 toneladas, sendo que no dia seguinte entrou apenas um camião com seis toneladas de tomate.

Armando Chogonle, membro da Comissão do Mercado Grossista do Zimpeto, referiu que os revendedores têm enfrentado dificuldades para aceder tomate nacional e importado devido à chuva que caiu na última semana.

“O tomate vem do campo, quando chove os produtores e os camiões não entram nas machambas para carregar o tomate. Este facto acaba pesando no preço final daquele produto”, disse Chogonle para depois referir que nos primeiros dias do corrente ano a caixa de tomate variava entre 350 e 750 meticais, mas depois da chuva intensa que caiu na última semana o preço da caixa do tomate está a ser vendida a 1200 meticais.

O membro da Comissão do Mercado Grossista do Zimpeto referiu ainda que nos próximos dias haverá uma redução drástica dos preços de alguns produtos, com destaque para o tomate, porque a chuva abrandou e os camiões vão conseguir aceder as machambas para carregar os produtos.

.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *