O ministro dos Negócios Estrangeiros da Grécia, Nikos Dendias, escalou, recentemente, a capital moçambicana, onde manteve encontros com vários quadros do Governo. Depois de visitar a Secretaria de Estado da Juventude e Emprego, Dendias anunciou que a Grécia vai doar 400 mil dólares ao Executivo para a reconstrução da província de Cabo Delgado.
De acordo com Nikos Dendias, que falava depois do encontro com Oswaldo Petersburgo, Secretário da Juventude e Emprego, com a doação dos 400 mil euros, a Grécia pretende apoiar na reconstrução de Cabo Delgado, sendo que o montante será usado para bolsas de formação para jovens, de modo que os mesmos tenham oportunidades de emprego naquela parcela do país.
Por outro lado, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Grécia destacou como prioridade momentânea a segurança marinha e o combate ao terrorismo em Cabo Delgado, tendo adiantado que a União Europeia servirá de pilar de estabilidade no Teatro Operacional Norte.
“Os nossos militares já estão aqui em Moçambique, nas áreas de formação militar”, disse Dendias.
O Secretário Estado da Juventude e Emprego, por sua vez, referiu que o Governo de Moçambique tem estado a desenvolver acções de empoderamento em todo o país, especialmente na província de Cabo Delgado
“Vamos aplicar esses valores para poder erguer bolsas formativas para jovens no Instituto de formação profissional”, disse Petersburgo, para depois acrescentar que essa doação é apenas uma amostra, uma vez que existem outros apoios e projectos.
Facebook Comments