CHENESO já não constitui ameaça para Moçambique

DESTAQUE SOCIEDADE

O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) tornou público, nesta quinta-feira, 26 de Janeiro, que Ciclone Tropical CHENESO já não constitui ameaça para Moçambique. Por outro lado, o INAM avançou que o CHENESO poderá se tornar numa Depressão extra-Tropical nos próximos quatro dias.

Depois de atingir a costa do Madagáscar, ainda persistia a incerteza sobre a trajectória e a probabilidade de atingir o canal de Moçambique, mas, nesta quinta-feira (26), o INAM dissipou todas as dúvidas.

“Às 8:00 horas de hoje, o seu epicentro localiza-se nas coordenadas 20.0 graus latitude sul e 42,9 graus longitude leste, com máximo de 120 quilómetros por hora e rajada 165 quilómetros por hora. O mesmo sistema desloca-se para o sueste do Canal de Moçambique a uma velocidade de sete quilómetros por hora, podendo se tornar uma depressão tropical nos próximos quatro dias. Este sistema já constitui perigo para o nosso país”, refere o Instituto Nacional de Meteorologia.

Entretanto, as províncias de Inhambane, Sofala e Zambézia continuam em alerta, uma vez que, segundo o INAMM, os efeitos do sistema ainda se fazem sentir nos distritos costeiros daquelas províncias, sendo que há previsão de chuvas fortes.

“O INAM prevê ocorrência de ventos fortes até 120 quilómetros por hora e rajadas até 165 quilómetros por hora, que poderão agitar o mar e gerar ondas com altura até 12 metros nos paralelos 16 e 24 graus a sul. Adicionalmente, prevê-se a ocorrência de chuvas fortes, acompanhas de trovoadas”.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *