Cabo Delgado vai contratar mais de 380 novos professores

DESTAQUE SOCIEDADE

A província de Cabo Delgado, que ainda vive a situação de deslocamento de vários intervenientes do processo de ensino e aprendizagem devido aos ataques terroristas, vai contratar para o presente ano lectivo 386 novos professores com vista a fazer face ao rácio aluno-professor que está longe de ser efectivado à semelhança de outros pontos do país.

A contratação dos novos professores, segundo o governado de Cabo Delgado, não vai resolver o problema da insuficiência de docentes naquele ponto do país, uma vez que o ano lectivo abriu com 603. 486 alunos em todos os níveis de ensino, dos 293.368 são do sexo feminino.

As escolas em alguns pontos da província de Cabo Delgado não escaparam da fúria dos terroristas. Para minimizar o sofrimento dos alunos, o pelouro da Educação avançou que vai abrir 11 novas escolas, sendo que o grosso das mesmas será no ensino primário.

Aliás, de acordo com o porta-voz da Direcção Provincial de Educação e Desenvolvimento Humano em Cabo Delgado, Manuel Bacar, 199 escolas tinham condições de reabertura no presente ano lectivo nos distritos de Mueda, Quissanga, Macomia, Mocímboa da Praia, Ibo, Meluco, Palma e Nangade.

Refira-se que, em Molumbo, na província central da Zambézia, o Chefe de Estado Filipe, Nyusi, anunciou que 13 professores de diferentes níveis de ensino foram assassinados pelos terroristas nas províncias de Nampula, Cabo Delgado e Niassa.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *