Governo poderá concessionar EN7 entre Manica e Tete por não conseguir fazer a manutenção

DESTAQUE POLÍTICA

Embora a EN7 já conte com duas portagens instaladas ao longo da via de cerca de 500 quilómetros entre Manica e Tete, o governo moçambicano pondera concessionar a Estrada Nacional Número Sete (EN7) aos operadores privados por não conseguir fazer a devida manutenção por incapacidade financeira.

As portagens estão no Pingue Sul, no distrito de Vanduzi, e outra em Báruè, no entanto, a manutenção da via tem sido deficitária, por isso está esburacada, interessando saber neste momento qual é o destino dado ao valor arrecadado nas portagens.

O ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos (MOPHRH), Carlos Mesquita, em visita a província de Manica na tarde do último domingo viu de perto a situação na qual a estrada se encontra e avançou, “estamos a tentar ver, junto dos parceiros, se conseguimos mobilizar fundos necessários para fazer uma intervenção em toda a extensão da EN7 e pode ser feita atendendo à mobilização ou até mesmo fazer a concessão da estrada”, disse Mesquita.

Mesquita garantiu a continuidade dos trabalhos com vista a possibilitar a segura circulação de carros na via. “Uma avaliação do terreno, estudar melhor este troço alternativo através do município, onde temos lá duas pontecas que precisam de ser melhoradas em termos de capacidade para suportar tráfego pesado, isso para além de se criar um desvio neste local, que podemos depois interferir com propriedades privadas, então achamos que ficamos a ganhar com essa forma”, concluiu o ministro.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *