Moçambique assume presidência de Conselho de Segurança das Nações Unidas

DESTAQUE POLÍTICA

Em Junho de 2022, Moçambique foi eleito, por 192 votos de todos participantes presentes na 77ª Assembleia Geral com direito de votar, membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas para o biénio 2023-2024. Nesta quarta, 01 de Março, o país assume a presidência rotativa do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Durante o período em que vai presidir o órgão máximo de decisão deste organismo internacional, segundo as Nações Unidas, Moçambique vai organizar um evento especial sobre mulher, paz e segurança para marcar os 25 anos da resolução 1325 sobre o tema.

A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verônica Macamo, referiu que o país escolheu o “tema mulher” porque a mulher e criança são grupos sensíveis quando há situação de conflitos.

“Nós estamos, de facto, preparados para essa direção. Como sabe, na maior parte do tempo isso vai ser feito pelo representante permanente aqui (m Nova Iorque). É uma pessoa que tem experiência. Haverá, portanto, duas sessões de alto nível. Escolhemos dirigir o debate sobre a mulher. Portanto, o tema da mulher, paz e segurança. Aqui chamamos a atenção para a criança. Quando olhamos para a criança e a juventude, sobretudo para criança e para mulher, vemos grupos sensíveis quando há situação de conflitos. Quanto à mulher e juventude estamos a olhar para interlocutores que devem ser válidos”, disse Macamo citada pela ONU News.

O terrorismo, a prevenção do extremismo violento e o reforço da cooperação serão, segundo o Embaixador de Moçambique junto das Nações Unidas, Pedro Comissário, outros pontos que serão discutidos nos 31 dias em que Moçambique vai presidir Conselho de Segurança das Nações Unidas.

“O Conselho de Segurança será presidido, em pessoa, por sua excelência o presidente da República no dia 28 de março de 2023. A sessão a ser conduzida pelo presidente subordinar-se-á ao tema Combate ao terrorismo e extremismo violento.  O grande tema do dia 7 de março, na sessão do Conselho a ser presidida pela ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, é Mulher, Paz e segurança”, anunciou Pedro Comissário, embaixador de Moçambique junto das Nações Unidas.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *