Um dia depois de ter anunciado que a escritora moçambicana Paulina Chiziane iria receber o galardão do Prêmio Camões “muito brevemente”, o ministro da Cultura de Portugal, Pedro Adão e Silva, anunciou na quarta-feira, 26 de Abril, que Chiziane vai receber o prêmio literário mais importante atribuído nos países de língua portuguesa no próximo dia 05 de Maio, em Lisboa.
Pedro Adão e Silva adiantou, à margem da entrega daquele prestigiado galardão ao brasileiro Chico Buarque, que Paulina Chiziane será a próxima a receber o galardão do Prêmio Camões o que, de certa forma, “é muito significativo, que é termos uma escritora negra, moçambicana a receber o Prémio Camões. A data da entrega será anunciada muito brevemente”.
Na quarta-feira, 26 de Abril, o ministro da Cultura de Portugal dissipou todas as dúvidas que giravam em torno da data da entrega do Prêmio Camões a Paulina Chiziane, tendo tornado público que será no próximo dia 05 de Maio, em Lisboa.
Refira-se que a escolha de Paulina Chiziane como vencedora do prémio literário mais importante atribuído nos países de língua portuguesa foi anunciado em Outubro de 2021, sendo que o júri decidiu por unanimidade atribuir o prémio à escritora moçambicana, destacando a sua vasta produção e recepção crítica, bem como o reconhecimento académico e institucional da sua obra.

Facebook Comments