Activistas do movimento “Desenvolve rapariga” difundem a Lei de Prevenção e Combate às Uniões Prematuras na Zona verde

DESTAQUE SOCIEDADE

Munidas de Panfletos que com cerca de 10 mensagens-chave sobre a Lei de Prevenção e Combate às Uniões Prematuras e de panfletos contendo os artigos sobre os direitos das crianças, quatro activistas do Movimento Desenvolve Rapariga visitaram algumas famílias do Bairro da Zona Verde-2 no último sábado, dia 21 de Junho para consciencializa-las sobre a necessidade de proteger as crianças de todo tipo de abuso e uniões prematuras bem como explicar como isso pode comprometer o futuro das referidas crianças.

Durante as visitas efectuadas em algumas casas tiveram a oportunidade de divulgar a Lei de Prevenção e Combate às Uniões Prematuras e também de falar sobre os direitos das crianças, uma vez que naquele bairro infelizmente, maior das crianças não se encontra a estudar, o que viola um dos principais direitos que é o direito à educação.

Quanto à Lei de Prevenção e Combate às Uniões Prematuras, algumas famílias confrontadas disseram já ter ouvido falar deste dispositivo legal e que sabem que os pais que submeterem as suas filhas menores a uma união prematura poderiam incorrer a uma penalização criminal. Mas não foram todas que mostraram ter um total desconhecimento da lei, outras simplesmente nunca haviam ouvido falar desta lei.

Tal cenário fez com que algumas activistas tivessem que explicar como a lei funcionava, para que fim servia, aconselhando os pais para que se esforçassem para enviar as suas filhas e filhos para a escola, porque somente estudando é que se terão acesso a informação, ao conhecimento e assim no futuro se possam realizar os seus sonhos.

Estas actividades são realizadas no âmbito do Projecto “Nossas Vozes, Nossos Corpos” que é implementado pelo ROSC e conta com o apoio do Programa ALIADAS.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *