Site icon

Renamo escolhe candidatos de peso para Maputo, Matola e Quelimane

·         Venâncio Mondlane, António Muchanga e Manuel de Araújo são apostas da perdiz

A Resistência Nacional de Moçambique (Renamo) deliberou por consenso e por unanimidade a escolha de Venâncio Mondlane como seu cabeça-de-lista ao nível do município de Maputo para as próximas eleições autárquicas. Para o município da Matola, António Muchanga, que em 2023 travou uma batalha titânica com Calisto Cossa, voltou a merecer a confiança da perdiz para ser o cabeça-de-lista nas eleições agendadas para o dia 11 de Outubro. Em Quelimane, Manuel de Araújo tem via aberta para concorrer para o terceiro mandato, depois de ter humilhado a concorrência, uma vez que venceu com 100% de votos.  Ao contrário dos outros partidos que já submeteram as candidaturas tendo em vista a sua participação nas eleições autárquicas, a Renamo já definiu os seus cabeças-de-lista no grosso dos municípios.

 

Sem surpresas, Venâncio Mondlane não precisou de ir a eleições para ser eleito cabeça-de-lista da Renamo ao nível da Cidade de Maputo nas próximas eleições autárquicas. O delegado político do maior partido da oposição na capital moçambicana referiu que a Renamo cedeu à pressão dos munícipes e com anuência da Comissão Política para escolher Mondlane como seu cabeça-de-lista.

Venâncio Mondlane poderá enfrentar Razaque Manhique nas eleições agendadas para 11 de Outubro do corrente ano, visto que Manhique é aposta do partido liderado por Filipe Nyusi nesta autarquia.

Na sua intervenção depois de proclamado cabeça-de-lista da Renamo ao nível da Cidade de Maputo, Mondlane perspectivou uma luta renhida, tendo, por isso, apelado à união no seio do partido.

“Esse é o ponto de partida para a luta renhida que vem. Temos que ter o sentido de união porque eles virão com tudo contra nós. Se estivermos unidos e muito fortes não haverá possibilidade deles nos vencerem”, disse Venâncio Mondlane, para depois instar aos membros da Renamo para que sejam activos e vigilantes na campanha eleitoral, assim como no dia das eleições.

Na Matola, António Muchanga, cujo nome estava a ser cogitado para o novo município da Matola-Rio, foi escolhido pelo maior partido da oposição como cabeça-de-lista para as próximas eleições autárquicas. Muchanga deixou uma boa impressão nas eleições realizadas em 2018 e, tal como aconteceu com Venâncio Mondlane, o seu nome foi consensual no seio do partido liderado por Ossufo Momade.

No pleito eleitoral que terá lugar em Outubro do corrente, Muchanga já sabe que poderá não reeditar o duelo com Calisto Cossa, uma vez que a Frelimo homologou o nome de Júlio Parruque para as eleições internas que serão realizadas no próximo dia 15 do mês em curso.

Em Quelimane, o actual edil, Manuel de Araújo, será cabeça-de-lista da Resistência Nacional de Moçambique (Renamo) nas eleições autárquicas agendadas para Outubro do corrente ano. Aliás, tal como aconteceu nas eleições autárquicas realizadas em 2015, Manuel de Araújo voltou a granjear a simpatia dos militantes da Renamo nas eleições internas em Quelimane.

O triunfo do actual edil de Quelimane é inequívoco, uma vez que, mesmo com dois oponentes, nomeadamente Latifo Ismael Xarifo e Maria Inês Martins, venceu as eleições internas com 100%.

Manuel de Araújo, que durante este ciclo de governação esteve de costas voltadas com a liderança do maior período por ter se recusado a desviar fundos do município de Quelimane para a reabilitação do edifício do partido na província de Zambézia, vai concorrer para o terceiro mandato naquela autarquia, sendo que esta será a segunda vez que será cabeça-de-lista da Renamo, visto que na primeira aparição concorreu com as cores do MDM.

Na Maganja da Costa, outro município da província da Zambézia, Eduardo Ladria, deputado da Assembleia da República, será cabeça-de-lista do partido liderado por Ossufo Momade nas próximas eleições autárquicas

Ainda na zona centro, concretamente na província de Tete, o maior partido da oposição em Moçambique já definiu os seus cabeças de lista para as próximas eleições autárquicas. Ricardo Tomás vai concorrer no município de Tete. Catarina Salomão foi a confiada pela Renamo para o município de Moatize, enquanto Lucas Manuel e Beto Cesar serão os cabeça-de-lista da perdiz em Chitima e Murara, respectivamente.

Em Manica, concretamente no município de Chimoio, Zolinho Nanganana, que foi eleito por aclamação nas eleições internas, foi escolhido para enfrentar João Ferreira.

Na província de Cabo Delgado, Selemane Omar será cabeça-de-lista no município de Mocímboa da Praia. Benjamim Augusto foi o escolhido para concorrer em Montepuez. Norberto Amimo vai lutar pelo município de Balama e Francisco Maiuaiua será cabeça-de-lista da Renamo em Moeda, sendo que ainda falta definir os cabeças-de-lista nos municípios de Pemba e Ibo.

Exit mobile version