APSUSM ameaça retomar greve em caso de insucesso nas negociações com Governo

DESTAQUE SAÚDE SOCIEDADE

A Associação dos Profissionais de Saúde Unidos e Solidários de Moçambique (APSUSM) decidiram suspender a greve até 05 de Novembro do ano em curso para dar lugar a uma nova ronda de negociações com o Governo. No entanto, o presidente da APSUSM, Anselmo Muchave, alertou que em caso de não serem observados os acordos das negociações que decorrem com o Governo a classe poderá retomar a greve.

Os médicos encabeçados pela Associação Medica de Moçambique e a Associação dos Profissionais de Saúde Unidos e Solidários de Moçambique decidiram interromper a greve o que, de certa forma, evitou que o Sistema Nacional de Saúde fosse ao colapso.

Enquanto decorrem as negociações com o Executivo, APSUSM veio ao terreno alertar que em caso de insucesso das mesmas poderá retomar a greve suspensa até 05 de Novembro do corrente ano.

“Nós estamos cientes de que o Governo tem de fazer qualquer coisa e é por isso que avisamos que podemos quebrar os acordos a qualquer momento se o Governo não cumprir a sua parte”, alertou Anselmo Muchave numa entrevista concedida a STV.

Por outro lado, Muchave teceu duras críticas o Ministério da Saúde pelo facto de ter escondido as reivindicações dos profissionais de saúde aquando das primeiras negociações com o Executivo.

“Ainda não temos nada fechado, mas estamos neste compasso de espera para que tudo seja concretizado… Nós negociávamos com o Ministério da Saúde e o Ministério não levava as nossas reivindicações para quem é de direito”, declarou a fonte para posteriormente referir que a actual negociação directa com o Governo tem facilitado o processo.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *