Sociedade Civil denuncia morosidade na credenciação observadores em autarquias dominadas pela oposição

DESTAQUE POLÍTICA SOCIEDADE

Quando se caminha a passos largos das VI Eleições Autárquicas alguns observadores ainda não foram credenciados nos municípios governados pela oposição. O facto foi tornado público pela Sociedade Civil através do Consórcio Mais Integridade.

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) credenciou em todo território nacional cerca de 20 mil observadores, sendo que a província de Nampula lidera conta três mil observadores já credenciados.

O Consórcio Mais Integridade submeteu 485 pedidos de credenciação para os seus observadores. No entanto, até segunda-feira, 08 de Outubro, não tinha sequer metade dos seus meus inscritos para fiscalizar o processo eleitoral.

Aquele consórcio que engloba várias organizações da sociedade denúncia que no município da Beira, província de Sofala, a CNE está a dar primazia as organizações pertencentes ao partido, visto que várias organizações que submeteram pedidos ainda não foram credenciadas.

Refira-se que, na última semana, os órgãos da administração eleitoral comunicaram aos observadores que havia ruptura de material para a produção de credenciais e que por isso, não poderiam continuar a credenciar observadores. (Teresa Simango)

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *