First Capital Bank nega qualquer envolvimento com banco associado ao narcotráfico no Brasil

DESTAQUE ECONOMIA SOCIEDADE

O First Capital Bank foi associado ao tráfico de drogas no Brasil ao abrigo da sua ligação com a sua sucursal naquele país da América Latina, ou seja, International Commercial Bank (ICB) que está a ser investigado por suposta ligação a uma rede de tráfico de drogas internacional. No entanto, nesta terça – feira, 30 de Abril, o banco registado e presente em Moçambique refutou todas acusações, referindo que não tem nenhuma representação na terra do samba.

O vídeo de uma reportagem da TV Globo, colocado a circular nos últimos dias nas redes sociais, aponta que First Capital Bank está envolvido no esquema internacional de lavagem de dinheiro resultante do narcotráfico, destacando igualmente que a sua (suposta) sucursal no Brasil movimentou cerca de 50 milhões de reais entre 2022 e 2023.

Para a justiça brasileira, o banco com operações Moçambique, Botswana, Malawi, Zâmbia e Zimbabué é de fachada e construíu no país actualmente presidido por Lula da Silva uma facção criminosa ligada ao tráfico internacional de drogas, meramente para servir de lavandaria de dinheiro.

A reportagem da TV Globo teve repercussão a nível nacional e internacional. Face a esta situação, o First Capital Bank viu-se obrigado a reagir em defesa do seu bom nome, referindo que não tem nenhuma ligação com o banco associado ao narcotráfico no Brasil.

“Caros Clientes, Colaboradores, Parceiros e Público em geral: O FIRST CAPITAL BANK gostaria de esclarecer e negar qualquer envolvimento com uma entidade, com nome semelhante ao nosso, referida num vídeo recente que circula nas redes sociais, que alegadamente funcionava como um banco falso na região de Belém do Pará no Brasil”, explica o banco para posteriormente referir que nenhuma das suas sucursais estão associadas ao conteúdo do vídeo.

“Nem o First Capital Bank, que opera em Moçambique, Botswana, Malawi, Zâmbia e Zimbabué, nem a sua empresa-mãe FMB capital Holdings PLC, estão associados ao conteúdo do vídeo. É importante salientar que esta situação ocorreu no Brasil, onde o Banco e o Grupo não têm representação”

Prosseguindo, o First Capital Bank revelou que está a tomar as medidas necessárias para proteger a sua marca registada e propriedade intelectual, inclusive considerando a adopção de acções judiciais consideradas necessárias devido à violação de direitos de utilização da marca.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *