MRM financia projectos de empreendedorismo em Namanhumbir

DESTAQUE ECONOMIA

A Montepuez Ruby Mining (MRM) criou o projecto “Opyithikula Ocumi” (“transformando vidas”, na língua local emakhuwa), iniciativa através da qual pretende financiar projectos de empreendedorismo implementados no posto administrativo de Namanhumbir, nas áreas de agricultura, criação animal, educação, saúde, cultura e comércio.

O projecto vai custar 1.264.999,00 Mt (USD 20.000) e os fundos serão canalizados directamente à comunidade como parte dos esforços contínuos da MRM no apoio ao desenvolvimento socioeconómico das famílias e pessoas em torno da sua concessão.

Dez (10) projectos com viabilidade comprovada serão seleccionados pelo comité de avaliação, composto por membros da comunidade e uma equipa multissectorial da MRM, para receberem financiamento de aproximadamente 100.000,00Mt cada. Além do financiamento, os empreendedores seleccionados vão beneficiar de mentoria providenciada pela equipa multissectorial da MRM, de modo a garantir o sucesso dos projectos. Os candidatos que pretendam concorrer têm sido encorajados a fazê-lo através do escritório comunitário da mineradora, desde 30 de Novembro de 2023, sendo que a recepção de candidaturas encerra esta sexta-feira, 22 de Dezembro.

Este programa de financiamento sucede a outras iniciativas da Montepuez Ruby Mining visando apoiar a população do distrito de Montepuez.

Em 2018, a empresa inaugurou o Centro de Formação Profissional de Namanhumbir, operado pelo Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPELAC), que já formou 560 jovens nas áreas de electricidade, canalização, carpintaria, construção civil e pintura. Recentemente, foram introduzidos os cursos de serralharia e operação de máquinas.

Ainda neste âmbito de apoio em meios de subsistência e formação de competências, a MRM tem vindo a executar, desde 2016, o Projecto de Agricultura, Conservação e Criação Animal, que está a contribuir para reduzir as taxas de insegurança alimentar nas comunidades do posto administrativo de Namanhumbir e no distrito de Montepuez.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *