- Para Mondlane o porta-voz da perdiz sofre de Síndrome de imunodeficiência doutoral
- “Provavelmente ele não fez curso de direito, provavelmente ele tenha feito recurso de direito…”
Contra todas as expectativas, José Manteigas, porta – voz da Renamo, anunciou que Ossufo Momade será o candidato da Renamo nas próximas eleições gerais antes da realização do congresso. Estes pronunciamentos abriram rixas dentro da perdiz, uma vez que na tentativa de defender Momade Manteigas atacou aqueles que são aventados como candidatos a presidências do partido. Venâncio Mondlane assumiu-se como potencial candidato a liderança da perdiz, referindo que o porta-voz, aquém apelidou de uma pessoa que sofre de Síndrome de imunodeficiência doutoral, usurpou as competências do Conselho Nacional e do Congresso ao anunciar a candidatura e que, por isso, defende que o Conselho Nacional de Jurisdição deve abrir o processo disciplinar contra o mesmo.
Texto: Duarte Sitoe
José Manteigas Venâncio Mondlane estão em rota de colisão depois do primeiro anunciar que o líder da Renamo será, pela segunda vez consecutiva, candidato nas eleições gerais e atacar possíveis opositores.
De acordo com Mondlane, as declarações de Manteigas não reflectem a deliberação e consenso de qualquer órgão do partido seja uma reunião de quadros, seja do Conselho Nacional, seja da Comissão Politica, seja muito menos do Congresso que ainda não foi realizado.
O cabeça – de – lista da Renamo na Cidade de Maputo aponta que, para além de referir que ao legitimar Ossufo Momade como candidato presidencial José Manteigas entra na onda de declarações francamente ilegais e irregulares, o porta – voz usurpou do Conselho Nacional e Congresso, instando por isso o Conselho Nacional de Jurisdição para abrir um processo discp0linar contra o mesmo.
“Em rigor, o doutor Manteigas usurpou as competências do Conselho Constitucional e quando ele começa a falar de aspectos particulares de um candidato ou de outro candidato. Quando fala de aspectos disciplinares de potenciais candidatos ele usurpa as competências do Conselho Nacional de Jurisdição que tem competências para tratar das competências de disciplina interna. O doutor Manteiga usurpa as competências do Conselho Nacional e também do Congresso, sendo assim quem realmente violou os estatutos, quem violou as normas internas foi justamente o doctor Manteigas. Penso que em rigor o conselho nacional de jurisdição devia abrir processo contra ele”, disparou
Mondlane diz ao invés de curso de Direito, Manteigas fez recurso de direito
Na tentativa de defender a candidatura de Ossufo Momade, José Manteigas referiu que não basta ser cabeça – de – lista nas eleições autárquicas para ser melhor que o líder da perdiz, por sinal uma flecha atirada em direcção de Venâncio Mondlane que, por sua vez, no contra – ataque disse Manteigas sofre de Síndrome de imunodeficiência doutoral por ser uma pessoa formada em Direito e esquecer os princípios que norteiam o curso que fez.
“Ele não afirma que o Ossufo Momade é potencial candidato a sua sucessão, salta esta etapa e avança que é candidato as eleições presidenciais, logo, está a assumir que o Conselho Nacional e o Congresso já não têm absolutamente nenhum poder cognitivo em relação a essa matéria. É uma grave violação da própria ética da Renamo. Para alguém ligado ao direito, provavelmente ele não fez curso de direito, provavelmente ele tenha feito recurso de direito porque quem tenha feito o curso no primeiro ano saberia que quanto foi dito foi mais emocional do que jurídico (…) O doutor Carlos Serra chamava a isso de Síndrome de imunodeficiência doutoral”.
Venâncio Mondlane revelou ainda que José Manteigas não legitimidade para falar mal dos jovens que apoiam a Renamo incondicionalmente, tendo revelado que o mesmo não participou em nenhuma das marchas e muito menos na campanha eleitora
Facebook Comments