MINEDH garante que livros da 1ª a 6ª classes estarão disponíveis antes do arranque do ano lectivo

DESTAQUE SOCIEDADE

A falta de livros no ensino primário dificulta sobremaneira o processo de ensino e aprendizagem. Ao contrário do que aconteceu no passado, no corrente ano lectivo o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) garante que os livros da 1ª a 6ª do Sistema Nacional de Educação estarão disponíveis antes do arranque das aulas.

O porta – voz do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH), Manuel Simbine, revelou que os manuais da 1ª a 3ª classes estão a ser produzidos por empresas moçambicanas de acordo com as orientações do Governo, sendo que os manuais das restantes classes serão impressos fora de portas.

Nos últimos anos, os livros de distribuição gratuita chegam depois do arranque das aulas o que, segundo alguns professores, condiciona o processo do ensino e aprendizagem. Contudo, Simbine assegurou que os manuais estarão disponíveis antes do arranque do corrente ano lectivo.

O porta- voz do MINEDH garantiu, por outro lado, que já foi lançado um concurso público com vista à selecção das empresas que vão alocar os livros nas três regiões do país, a partir dos portos de Maputo, Beira e Nacala.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *