Maningue Magic celebra mais um ano de “pura magia”

CULTURA DESTAQUE

O Maningue Magic celebrou no dia 17 de Janeiro mais um ano de “pura magia” e realização de sonhos. O canal rompeu o status quo de fazer televisão em Moçambique. Surpreendeu, arriscou e apostou na capacidade das indústrias culturais e criativas nacionais. Está na vanguarda, tem fomentado o crescimento e fortalecimento da indústria audiovisual impactando na cadeia de valor baseado no talento e nas habilidades artísticas dos produtores.

“Mais do entreter e agregar valor aos nossos telespectadores na DStv e GOtv com conteúdos de qualidade, através do canal Maningue Magic, criámos e asseguramos a preservação dos direitos autorais dos artistas nacionais, utilizando o poder do entretenimento para enriquecer vidas.  Acreditamos em contar histórias locais que tocam vidas e celebram a nossa diversidade artístico-cultural. Apoiar o crescimento das indústrias de conteúdos locais em vídeo é a nossa prioridade”, explicou Agnelo Laice, Director Geral da MultiChoice Moçambique.

O canal trabalhou, até agora, com nove (9) produtoras moçambicanas de conteúdos que directa ou indirectamente criaram mais de 1000 oportunidades de emprego para todo um conjunto de actores experientes e newcomers, produtores, estilistas incluindo várias pequenas e médias empresas prestadoras de serviços (de catering, produção e transportes) e outros profissionais que compõem o sector. Como resultado, o Maningue Magic gerou super-estrelas locais. Por exemplo, Tânia Tembe (Maida), Evan Muteto (Mauro), Josefina Vilanculos (Xiluva), Renato Rena (Lucas) entre outros.

“Foram dois anos de muito trabalho, descobertas e colaboração entre diferentes equipas. Sonhámos alto e conseguimos realizar muito do que nos propusemos a alcançar. Em alguns momentos, hesitámos, duvidamos ou mesmo não chegámos onde desejávamos, mas, de todos esses momentos, retiramos lições e ajustamos a nossa marcha e, aqui estamos orgulhosos, fazendo a diferença”, disse João Ribeiro, Director do Canal Maningue Magic. Tendo destacado que ainda há muito por ser feito “o que implica, em primeiro lugar, a continuidade do investimento na produção local”.

A Influencer, Maida, Top Mais, Txunado, Estação do Boss, Date My Family Moçambique, A Infiltrada, Kuga Munu, Peixe na Brasa e Mix Show fazem parte do portfólio de conteúdos exibidos e/ou em exibição no Maningue Magic. A qualidade de imagem, de som, o formato dos programas (séries de ficção, telenovelas, reality shows, programas musicais, stand-up comedy, magazine de lifestyle e de sociedade) e as diversas técnicas de produção aplicadas nestes produtos audiovisuais despertaram o interesse da audiência nacional (jovem, crianças e adultos), há muitos sedentos de conteúdos locais na programação da DStv e GOtv.

Uma parte destes conteúdos como a telenovela Maida e série A Infiltrada colocaram, pela primeira vez, o país nos renomados prémios internacionais de 2023: Emmys Awards (nos Estados Unidos da América) e AMVCA’s (na Nigéria). A primeira telenovela moçambicana Maida, é actualmente exibida em mais de seis (6) países francófonos, ao mesmo tempo, que Maida, o magazine de lifestyle TOP Mais e a série A Infiltrada são também exibidos em Angola.

Ao longo destes dois (2) anos de existência, “a indústria audiovisual em Moçambique cresceu com a nossa ajuda. Individualmente, crescemos também com esta experiência”, concluiu Ribeiro.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *