Sector das comunicações perdeu USD50 milhões devido a passagem do Idai e Kenneth

DESTAQUE ECONOMIA

O ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, Moçambique registou perdas, na ordem de 50 milhões de dólares, no sector de telecomunicações devido à passagem dos ciclones Idai e Kenneth.

De acordo com Mateus Magala, na sequência destes eventos extremos que deixaram um rasto de destruição sem precedentes da zona Centro, os danos nas comunicações afectaram a resposta a emergências e à população, no geral, devido a cortes dos serviços de telecomunicações.

Face ao agravamento da ocorrência de calamidades naturais, o Ministro dos Transportes e Comunicações desafiou, durante na abertura do Seminário Internacional sobre a Qualidade do Serviço de Telecomunicações, os actores deste sector a traçarem estratégias para mitigar o impacto das intempéries nas comunidades.

Por outro lado, Mateus Magala desafiou aos demais intervenientes do sector a acelerarem o processo de digitalização das economias e a expansão das telecomunicações para as zonas mais recônditas.

No que respeita a inclusão digital, o Ministro dos Transportes e Comunicações disse ser importante ter em conta o aspecto de segurança cibernética.

Refira-se que Seminário Internacional sobre a Qualidade do Serviço de Telecomunicações terá duração de quatro dias e foi promovido pela União Internacional das Telecomunicações e visa discutir matérias como a regulação, evolução tecnológica, resiliência de infraestruturas, entre outros assuntos.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *