Japão cancela apoio para construção da ponte sobre o rio Messalo devido ao terrorismo

DESTAQUE POLÍTICA SOCIEDADE

O Governo do Japão disponibilizou-se para financiar a construção da ponte sobre o Rio Messalo, província de Cabo Delgado. No entanto, a Embaixada do país nipônico revelou, recentemente, que o apoio foi cancelado devido ao clima de insegurança que se vive naquele ponto do país.

O Embaixador do Japão em Maputo, Keiji Hamada, não tem dúvidas de que a nova ponte sobre o rio Messalo facilitaria a circulação de pessoas e bens, entre outros serviços, mas adverte que o terrorismo não tem estado a facilitar a execução das obras.

Hamada revelou que o governo japonês está a monitorar a situação do conflito armado na província de Cabo Delgado para retomar as obras de construção da ponte sobre o Rio Messalo.

“Ainda estamos a observar a situação de guerra em Cabo Delgado, mas desde o começo deste ano a situação estava meio estável e havia um plano de retomar, mas por agora, somente estamos à espera ver os contornos da situação que ainda não é estável, vamos ver lá para frente, o que é que vai acontecer para implementar esse projecto, mas  para já não há data para recomeçar, porque estamos a acompanhar a situação da província de Cabo Delgado que não é das melhores, mas depois de tudo estar normalizado vai se decidir como será essa questão da ponte sobre o rio Messalo”, disse Keiji.

Por outro lado, o Embaixador do Japão em Maputo assumiu o compromisso de continuar a apoiar Moçambique em projectos de assistência humanitária e na área de infrastruturas.

“O Japão tem feito vários projetos para ajudar os deslocados de Cabo Delgado, e assim acabei de chegar a Moçambique para apoiar, a província de Nampula, e de modo particular a província de Cabo Delgado, mas não tenho agora muitas informações, mas o que eu sei é que temos vários projetos para ajudar o povo da região norte de Moçambique”.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *