CICV aumenta poio à resposta da CVM a nova onda de deslocados em Cabo Delgado

DESTAQUE SOCIEDADE
  • CICV faz apelo para que se respeite a população civil

Quase cem mil pessoas, mais da metade delas crianças, foram deslocadas em um mês devido a uma escalada de violência armada na província de Cabo Delgado, norte de Moçambique. A nova onda de deslocamentos ocorre em um contexto de um surto prolongado de cólera, aumentando o risco de doenças infecciosas para as famílias deslocadas e as comunidades de acolhimento, que têm que compartilhar acomodações lotadas com saneamento precário.

“É de partir o coração ver tantas mulheres e crianças traumatizadas e exaustas”, afirma a chefe da delegação do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) em Maputo, Catherine Gendre.

“Fazemos um apelo a todos os atores armados para que poupem os civis dos perigos e respeitem as suas obrigações segundo o Direito Internacional Humanitário (DIH). ”

Cerca de 46 mil pessoas fugiram do distrito de Chiure, em Cabo Delgado, para a província de Nampula, em busca de segurança. Muitas famílias foram separadas e as crianças não acompanhadas se encontram altamente vulneráveis. O CICV trabalha com a Cruz Vermelha de Moçambique para facilitar ligações telefônicas, reconectar famílias e registrar menores desacompanhados.

“Apesar dos esforços de várias organizações humanitárias, ainda existe uma desesperada escassez de artigos de higiene, produtos para a purificação de água, mosquiteiros e cobertores para aliviar o sofrimento das pessoas deslocadas”, explica o secretário provincial da Cruz Vermelha de Moçambique em Nampula, José Campira.

O CICV apoia os esforços da Cruz Vermelha de Moçambique para prevenir a propagação da cólera, promovendo a higiene e distribuindo utensílios domésticos essenciais entre as famílias deslocadas.

Nos últimos dias, 300 famílias em Namapa, distrito de Erati, receberam kits de higiene e utensílios domésticos com o apoio das Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha da Bélgica, Suécia, Espanha e da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

Em Cabo Delgado, o CICV realizou avaliações rápidas das necessidades nos distritos do norte, onde milhares de pessoas foram deslocadas diversas vezes desde dezembro, quando a violência aumentou significativamente. A Organização trabalhará em intervenções de emergência para ajudar as pessoas mais vulneráveis nestes distritos, assim como em projetos de longo prazo para fornecer água potável e serviços de saneamento.

O CICV ajuda as pessoas afetadas pelo conflito armado em Cabo Delgado. Em cooperação com a Cruz Vermelha de Moçambique, trabalha para reunir famílias separadas, melhorar o acesso a assistência à saúde, água potável e saneamento, e melhorar os meios de subsistência, promovendo ao mesmo tempo o respeito pelo DIH.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *