Gilberto Mendes sobre a divida com os atletas: “Não é interesse do governo não pagar”

DESPORTO DESTAQUE

Há mais de cinco anos (2017) que os atletas moçambicanos que conquistaram medalhas nas competições internacionais que estão no aguardo dos valores das premiações prometidas pelo Estado. O Secretário de Estado de Desporto, Carlos Gilberto Mendes, justificou, recentemente, não é interesse do Executivo não pagar, tendo revelado que o expediente está encalhado no Ministério da Economia e Finanças.

“O processo tal como foi iniciado na conversa que tive com eles deveria ser desencadeado em Março depois de voltarmos de jogos de Acra (Gana).  Agora  está a correr os procedimentos nas finanças e quando as finanças estiverem com questão resolvida dos primeiros pagamentos, iremos chamar os primeiros atletas. Em princípio vamos começar os atletas de 2017 ” assegurou Gilberto Mendes

O Secretário do Estado de Desporto reconheceu que o país não se encontra em melhores condições, o que pode resultar em morosidade  para o efeito, pois há também famílias afectadas pelas inundações.

“O Governo vai apoiar  os municipios porque temos famílias a viverem debaixo da água. Poderia vos colocar uma questão também se acham que as finanças prioriza a quem. Um trabalho para tirar aquelas famílias que estão debaixo da água ou se paga premiações” disse Mendes avançando que não se trata de grau de importância, mas “agora é questão de prioridade, mesmo”.

Carlos Gilberto Mendes “tranquilizou”, por outro lado, aos atletas e o público em geral referindo que “não é interesse de governo não pagar. Porque foi o governo que criou essa lei , portanto, se não quisese enaltecer os atletas não teria sido criada a lei. É uma questão de disponibilidade de tempo correto para fazer este pagamento. Nós temos tido uma sequência de acontecimentos maus para todos nós e desporto acaba sendo dos mais prejudicado”.   (Elisio Nuvunga)

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *