O Gabinete Central de Combate à Criminalidade Organizada e Transnacional (GCCCOT) revelou que instaurou um processo criminal contra dois cidadãos de nacionalidade moçambicana acusados de Financiamento ao Terrorismo, Recolha de Informação; Adesão à Organização Terrorista e Associação Criminosa.
De acordo com o GCCCOT, os indivíduos que se encontram a ver o sol aos quadradinhos foram detidos, em flagrante, em Março do ano em curso, na vila de Mocímboa da Praia, na posse de 885 mil meticais e diversos produtos alimentício.
As autoridades da lei e ordem acreditam que o montante e os produtos que estava na posse dos indiciados visavam fortalecer a logística dos grupos armados que desde Outubro de 2017 semeiam luto e terror na província de Cabo Delgado.
O Gabinete Central de Combate à Criminalidade Organizada e Transnacional referiu, por outro lado, que constatou que, para além de dinheiro e produtos alimentícios, os dois indivíduos ora detidos adquiriram cartões SIM e recargas de operadoras móvel com proposito de distribuir aos integrantes dos insurgentes.
O GCCCOT revelou que os cartões depois de serem usados eram destruídos para apagar todos os vestígios e escapar da acção da justiça, sendo que os 885 mil meticais seriam usados para adquirir informações sobre as movimentações das Forças de Defesa e Segurança.
Facebook Comments