Jovens recebem cartas de condução para veículos pesados

DESTAQUE SOCIEDADE

Cerca de 200 jovens beneficiários do Acredita-Emprega, programa implementado pela Secretaria de Estado da Juventude e Emprego (SEJE) receberam cartas de condução nesta quarta-feira na Cidade de Maputo. O acto foi dirigido pelo Secretário de Estado, Oswaldo Petersburgo, que na ocasião apelou para maior responsabilidade por parte dos jovens.

“Perto de 25mil meticais foram investidos gratuitamente para cada um de vocês conseguirem estas cartas. Saiem daqui com uma carta de condução C1, que em outras palavras é carta para condução de veículos pesados, mas também saiem daqui com desafios, desafios porque a carta não é o objectivo final, mas é um elemento que vocês jovens escolheram para fazer servir de instrumento para busca de mais oportunidades” disse Oswaldo Petersburgo.

Na mesma ocasião, Petersburgo falou das etapas do programa e lembrou que neste momento não há nenhuma janela aberta para os jovens concorrerem ao Acredita-Emprega, sendo que a mesma será aberta oportunamente.

“Neste percurso de Acredita-Emprega, nós lançamos a oportunidade, tivemos através da assistência técnica promotores que inscreveram os jovens bairro a bairro, outros jovens infelizmente não acreditaram e ficaram para atrás, mas também alguns que acreditaram frequentaram o curso, reprovaram e vocês conseguiram terminar e venceram, por isso estão aqui. Caros jovens ao fazerem-se a estrada exigimos de vós muita responsabilidade, mas também segurança. Façam valer o que apreenderam e dominem o código de estrada. Também queremos lembrar a todos que aquando do lançamento deste programa, Sua Excelência Engenheiro, Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República, disse e passo a citar “ 𝐨 𝐏𝐫𝐨𝐠𝐫𝐚𝐦𝐚 𝐄𝐌𝐏𝐑𝐄𝐆𝐀 é 𝐫𝐞𝐚𝐥” – fim da citação.

Continuado Petersburgo referiu que “ eu faço essa citação porque durante este processo há quem não acreditou e desistiu. Nós, neste momento não temos nenhuma janela para concorrerem. Os jovens que estão não concorreram em 2024, concorreram em 2022 e outros em 2023 e passaram para selecção, formação e hoje estão a receber suas cartas pelo facto de terem acreditado. Queremos também destacar que nas regiões centro e norte decorrem neste momento as formações e nos locais onde ainda não iniciaram, vão começar em breve. Estamos a fazer seguimento daqueles que concorreram e participaram neste processo”

.

Facebook Comments

Tagged

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *