A jornalista e activista moçambicana, Fátima Mimbire referiu a nova estátua do saudoso Mondlane constituiu um insulto aos seus feitos para além de desperdício de dinheiro.
O posicionamento e Fatima Mimbiere surge após a inauguração pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, com vista a enaltecer e imortalizar os feitos de Eduardo Mondlane, figura preponderante na história de libertação de Moçambique.
“Acabou de ver a nova estátua de Eduardo Mondlane. Que vergonha. Uma ode ao mau gosto. Que coisa chocante. Definitivamente, a Frelimo está divorciada dos ideais de Eduardo Mondlane, o arquitecto de Moçambique Independente e Unido. Fazer uma estátua feia dessas é um grande insulto, não só ao próprio EM, mas a todo o povo moçambicano que reconhece a heroicidade desse homem” escreveu na sua rede de Facebook.
Ademais, indignada levanta questionamentos sobre a escultura patente na avenida com o nome de herói: “é mais uma forma de roubar dinheiro para financiar a campanha eleitoral ou para preparar a vida pós-mandato?
Mimbire diz que a figura de Mondlane representa “a cara da Frelimo corrompida, separada do povo, que vendeu o país aos ruandeses e não se cansa de destruir o país”. (Elisio Nuvunga)
Facebook Comments