Desvende o enigma de “money game” (7)

OPINIÃO

Teodósio Camilo

Devagar construi-se o Império 

A actividade de poupança no sentido de contruir uma almofada que possa permitir realizar investimentos não requer pressa. Com pouco dinheiro pode poupar e dar início um investimento ou um negócio. A liberdade financeira não se alcança de uma e única vez, inúmeras vezes pode-se tentar e falhar, mas uma vitória pode significar mais e aperfeiçoar ou mudar a trajetória da sua vida, dado que um indivíduo pode estar errado metade das vezes, e, ainda assim, alcançar a liberdade financeira.

Veja o tamanho da sementa de um embondeiro é muito pequena que não se pode pensar que gerará uma grandiosa árvore como aquela. Semelhantemente, gestos de pequenas poupanças quando combinados com investimentos, a priori desprezíveis, podem resultar em grandes negócios de calibre internacional.

Não é necessário ter muito dinheiro para iniciar um negócio. Comece do nível em que se encontra actualemente, vá gradualmente, diversifique os seus investimentos, mesmo quando pequenos assim se constrói o império.

Teorizadores de finanças comportamentais apresentam diferença entre economizar e poupar. Quando alguém deixa de usar o seu dinheiro, mas apenas guarda, podendo ser na sua conta bancária sem nenhum objectivo específico, estamos perante ao termo economizar. Contrariamente, poupar refere-se as pequenas reservas com objectivos e metas bem claras e estipuladas por alcançar dentro de um determinado período. Eis a razão da correlação entre poupanças e investimentos.

Por isso mesmo, diz-se  que guardar dinheiro sem nenhum plano, objectivo e meta claros é equivalente ao aceitar tornar-se pobre a ver, receber a pobreza como uma relíquia. Este facto acontece porque um metical hoje não é equivalente a um metical amanhã. A moeda aprecia-se e também se deprecia.

A melhor forma de alcançar a liberdade financeira é adopção da cultura de poupança e investimentos. Estas duas realidades quando combinadas com o comportamento que se distância ao consumismo, ostentação e aplicação de valores em actos fúteis, constroem um campo fértil para liberdade financeira.  Gastar dinheiro para mostrar às pessoas quanto dinheiro você tem é a forma mais rápida de ter menos dinheiro ou perdê-lo.

Housel (2021) refere que a fortuna é aquilo que não se vê. A fortuna são os ativos financeiros ainda não convertidos em coisas que podem ser vistas. Porém, muitos não pensam desta forma porque não temos como contextualizar o que não vemos.

Algumas pessoas dizem que querem a liberdade financeira, talvez estejam dizer, na verdade, que gostariam de gastar avultadas somas de dinheiro comprando coisas. Com este comportamento, jamais alguém poderá alcançar a liberdade financeira.

Noutro perspetiva, consideram que as pessoas financeiramente independentes são mais felizes do que as pessoas do mesmo grupo de rendimentos, idade que não estão financeiramente seguras. Pessoas financeiramente independentes parecem ser mais capazes de visualizar os benefícios futuros e definir seus objectivos.

Em média, as pessoas financeiramente independentes gastam significativamente mais horas, a estudar e planificar as suas futuras decisões de investimento, bem como gestão dos seus investimentos, alocam seu tempo, energia e dinheiro de forma eficiente e propícia à construção de riqueza (Eker, 2014 e Housel, 2021).

A eficiência é uma dos componentes mais importantes da acumulação de riqueza. Simplesmente, as pessoas com liberdade financeira alocam seu tempo, energia e dinheiro de maneiras consistentes com o intuito de aumentar o seu patrimônio líquido.

Por exemple, se deseja ser financeiramente livre, nunca compre uma casa que exija  mais do que o dobro da renda anual total da família. Viver em áreas menos dispendiosas pode permitir-lhe gastar menos e investir mais do seu rendimento.

Comprar e usar veículos de baixo consumo será mais fácil poupar e realizar investimentos, investir tempo na planificação e controlo do consumo são factores-chave  à acumulação de valores financeiros, associados a diversificação de investimentos. Assim se diz gerir uma casa sem orçamento é semelhante a gerir um negócio sem plano, sem metas e  direção.

Neste prisma, assume-se a liberdade financeira resulta de trabalho árduo consubstanciado se com a mudança de comportamento favorável a poupança e investimentos. O trabalho por conta própria correlacionou-se significativamente com a planificação de investimentos, dai que empreendedores passam mais tempo a planificar suas estratégias de investimento do que aqueles que trabalham para outros.

Portanto,  acreditando que a liberdade financeira resulta do trabalho árduo e adopção  de comportamento pró-financeiro, aplicado pela maioria das empreendedores bem-sucedidos por conta própria,  trabalham dez a catorze horas por dia, investem o seu tempo e recursos financeiros nos seus negócios, comprometem-se e em eliminar os apetites fúteis em prol da liberdade financeira. Continua

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *