O modus operandi da Policia da República de Moçambique durante as manifestações foi alvo de criticas a nível nacional e internacional. Por entenderem que os agentes da lei e ordem estão a violar s direitos humanos, duas organizações da sociedade civil, nomeadamente, Plataforma da Sociedade Civil para Monitoria Eleitoral Decide e a Rede dos Jovens Defensores dos Direitos Humanos, pediram, recentemente, a comunidade internacional para condenar a violência policial e, sobretudo, o uso de balas reais para dispersar os manifestantes.
A Plataforma Decide e a Rede dos Jovens Defensores dos Direitos Humanos tem estado a monitorar a onda de manifestações em todo território nacional. No entender das suas organizações da sociedade civil, a comunidade internacional deve “condenar a violência policial e o uso de balas reais para dispersar os manifestantes”.
Para do excesso de zelo das autoridades da lei e ordem Plataforma Decide e a Rede dos Jovens Defensores dos Direitos Humanos defendem que a comunidade internacional deve “exercer uma pressão incessante sobre os órgãos eleitorais e judiciais para que sejam transparentes e publiquem os editais originais do processo de votação em todo o país”.
Refira-se que nas manifestações que tiveram lugar entre os dias 24 e 25 de Outubro a Policia da República de Moçambique ceifou 11 vidas e ainda feriu mais de três centenas de pessoas.
Facebook Comments