Registados mais de 500 mil fraudes e incidentes de segurança nas telecomunicações em 2024 – revela INCM

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O sector das telecomunicações em Moçambique registou mais de 500 mil fraudes e incidentes de segurança durante o ano de 2024, com uma alarmante taxa de sucesso de 66,3% nas tentativas de fraude, revelou Adilson Gomes, porta-voz do Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM). Durante um workshop sobre segurança e resiliência, Gomes apresentou dados preliminares do primeiro diagnóstico nacional sobre a segurança das infra-estruturas de telecomunicações, que também indicam que quase metade dos dispositivos móveis activos no país, cerca de 10,2 milhões, são piratas. O impacto financeiro de incidentes relacionados com ciclones no sector atingiu os 10,8 milhões de dólares no mesmo período.

Luisa Muhambe

Adilson Gomes sublinhou que o INCM considera o sector das comunicações como a base, o suporte, a estrutura para a transformação digital, tornando a sua segurança e resiliência fundamentais. O workshop teve como objectivo discutir os resultados deste diagnóstico, analisar as situações de insegurança de 2024 e apresentar a recém-criada equipa de resposta a incidentes de segurança do sector das telecomunicações (RIST).

Os dados para o relatório de 2024 foram compilados a partir de informações dos operadores, da monitoria do INCM e da plataforma `denunciasfraudes.pgr.gov.mz. De acordo com os dados o sector de telecomunicações, tive mais de 500 mil situações de fraudes e de incidentes de segurança durante o ano de 2024.

Entre as principais ameaças, destacou o “SMS phishing”, com mensagens fraudulentas sobre prémios ou pedidos de transferência de dinheiro, em segundo lugar, surgem os registos fraudulentos de subscritores, uma fragilidade que, segundo Gomes, está a ser explorada para aceder a contas bancárias, afectando principalmente o sector financeiro e o terceiro vector relevante é o “Simbox”, utilizado para desviar tráfego telefónico ilegalmente. A taxa de sucesso das tentativas de fraude é um dos dados mais preocupantes

“Estamos habituados a receber todos os dias uma mensagem, agora ganhaste um dinheiro… tem aqui o link, clica aqui… Temos todos os dias recebido mensagens de transferência de dinheiro para este número”, exemplificou, para depois acrescentar que “ é assustadora a fragilidade. É normal hoje, aquilo que nós chamamos de autenticação de dois factores, usar-se sempre no meu telefone. Então há um apetite muito grande de se provocar ou criar situações de fraude dentro deste segmento. Estamos a dizer, uma taxa de sucesso de 66,3% é assustador. Então das 100 tentativas de fraude, 66 pessoas das 100 caem nessas fraudes”.

Outro dado alarmante é a prevalência de dispositivos piratas: “Nós hoje, nas redes de telecomunicações, temos dispositivos de activos cerca de 21 milhões. E desses, 10,2 milhões são piratas, são fraudulentos, não passaram pelo processo de homologação”, informou o porta-voz do INCM, sublinhando que isso “influencia na qualidade da rede, mas acima de tudo também nos nossos dados”, devido a softwares piratas.

A resiliência das redes também foi afectada, principalmente por ciclones, que causaram interrupções de serviços com um impacto estimado em 10,8 milhões de dólares em 2024. Globalmente, o impacto de questões de segurança nas telecomunicações ultrapassou os 12 mil milhões de dólares em 2024, citando relatórios da GSMA e ITU, e destacando desafios como a inteligência artificial e a segurança de dispositivos IoT.

O diagnóstico nacional preliminar, realizado junto de 22 operadores, revelou uma grande desigualdade do ponto de vista de capacidade de resiliência e de segurança a nível dos operadores, falta de padronização e grandes fragilidades ainda nesse sector. Para enfrentar estes desafios, o INCM aprovou há menos de duas semanas o estabelecimento da RIST.

“Esta equipa vai incluir todos os operadores que juntos devem sentar, ordenar acções com vista a melhorar a questão da segurança, o  que vai melhorar a  segurança, garantir que infra-estruturas críticas estejam mais bem protegidas e a confiança para o avanço da transformação digital em Moçambique”, concluiu Adilson Gomes, expressando esperança nos resultados RIST

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