Share this
- Ministro da Administração Estatal e Função Pública em flagrante conflito de interesses
O ministro da Administração Estatal e Função Pública, Inocêncio Impissa, que também desempenha as funções de porta-voz do Governo, em flagrante conflito de interesses, nomeou recentemente, o seu irmão, Emanuel José Impissa, como administrador do Distrito de Monapo, na Província de Nampula. E quando o festival de coicidências parecia ter fim a vista eis que descobre-se que, afinal, o secretário de Estado que usurpou competências do governador e empossou Imprissa, é amigo do ministro.
Evidências
A nomeação de Emanuel José Impissa, ao cargo de administrador do distrito de Monapo, em Nampula está a dar que falar. É que, Emanuel é familiar directo do actual ministro da Administração Estatal e Função Pública, Inocêncio Impissa.
Segundo a Lei, em Moçambique, os administradores distritais são nomeados pelo ministro responsável pela administração local do Estado, geralmente após consulta ou proposta do Governador Provincial, sendo que o administrador distrital representa a autoridade central do Estado no distrito.
Disto isto, ao nomear seu próprio irmão como administrador distrital, Impissa pode estar a violar a Lei, estando em claro e flagrante conflito de interesses.
Emanuel José Impissa foi empossado no passado 21/06/2025, na Vila Municipal de Monapo, cerimónia precedida por transpasse de poderes por parte de Suzete Alberto Dança Nhangumele, administradora cessante para Administrador do Distrito.
Curiosamente, o evento foi dirigido por Plácido Nerino Pereira, secretário do Estado na Província de Nampula, um amigo próximo do ministro Impissa e que pode ter usurpado competências do Governador de Nampula, Eduardo Salimo.
No seu discurso, Emanuel Impissa, destacou que vai prestar maior atenção aos desafios do distrito, buscando força e colaboração em todos os sectores e camadas sociais.
Impissa agradeceu ainda a calorosa recepção e manifestou a sua abertura em trabalhar com todos para elevar cada vez os níveis desenvolvimento do Distrito.
Na ocasião, Suzete Nhangumele agradeceu o apoio dado por todos extractos, o que garantiu o alcance de vários ganhos, mormente, a expansão da rede escolar, registo de nascimento, prevenção e combate a Violência Baseada no Gênero.
Realçou ainda que, não obstante a enumeras realizações persistem problemáticas que exigem atenção, pelo que, pediu a toda população a continuar a transmitir o calor, união e apoio que sempre demonstrou, abstendo – se do que divide.

Facebook Comments