Share this
O Ministro da Defesa Nacional, Cristóvão Chume, defendeu nesta quarta-feira a necessidade de alterar a narrativa em torno do terrorismo em Cabo Delgado, de modo a projetar uma imagem mais positiva e favorável ao investimento na região e no país em geral.
Falando à imprensa à margem da II sessão ordinária da Assembleia da República, Chume garantiu que a situação no norte de Moçambique é estável, sublinhando que a região está em condições para receber investimentos.
“A nossa narrativa não deve ser de expandir a ideia de que o terrorismo está a crescer em Moçambique, porque não é verdade. Nós tínhamos, há quatro ou cinco anos, Mocímboa da Praia ocupada e algumas áreas administrativas sob domínio terrorista, mas hoje não há nenhum sítio onde possamos dizer que os terroristas estão a governar”, afirmou o ministro.
O Ministro acrescentou ainda que o Governo continuará a trabalhar para consolidar a segurança e garantir que Cabo Delgado mantenha condições favoráveis para o desenvolvimento económico.
“Vamos continuar a trabalhar para que seja continuamente viável”, assegurou, apelando à construção de uma narrativa positiva sobre o país, capaz de restaurar a confiança dos investidores nacionais e estrangeiros.
Ao finalizar frisou que este marco é fruto do esforço conjunto das Forças de Defesa e Segurança e dos parceiros internacionais, que têm contribuído para a neutralização de grupos insurgentes e a recuperação de zonas anteriormente afetadas pelo conflito.



Facebook Comments