Share this
Duas avarias de grande impacto, nos sistemas de fornecimento de energia, deixaram cerca de 286 mil clientes nas províncias do Niassa e Cabo Delgado, bem como 25 mil clientes na cidade de Maputo às escuras desde Domingo, confirmou hoje a Eletricidade de Moçambique, adiantando que estão em curso trabalhos de reposição.
Edmilson Mate
De acordo com o porta-voz da EDM, António Nhassengo, a primeira avaria ocorreu na noite de domingo na linha de transmissão de alta tensão de 110 quilovolts, no troço entre Gurue e Cuamba. O problema afectou toda a província do Niassa e o distrito de Balama, em Cabo Delgado, interrompendo o fornecimento de energia a milhares de famílias.
As subestações de Marupa e Lichinga também ficaram sem fornecimento de energia, mas, segundo Nhassengo, foram acionados grupos de emergência para garantir serviços essenciais em algumas localidades.
A EDM avançou ainda que o acesso à zona da avaria é difícil devido à densa vegetação, o que atrasou a inspeção e a identificação das causas.
“Estamos a falar de uma avaria que interrompeu o fornecimento de energia a duas províncias inteiras. Só no Niassa, cerca de 286 mil clientes ficaram privados de energia. Esta linha de transmissão atravessa uma zona de mata densa, de difícil acesso, e isso dificultou a deslocação das nossas equipas. Os técnicos só conseguiram iniciar a inspeção esta manhã, pelo que ainda não temos a causa exata do problema”, afirmou Nhassengo.
O segundo incidente registou-se na subestação 09 de Magoanine, na Cidade de Maputo, onde uma falha na rede de distribuição deixou 25 mil clientes sem eletricidade. A empresa procedeu a manobras técnicas que permitiram restabelecer o fornecimento à maior parte dos clientes afetados.
Actualmente, a maior parte dos clientes em Maputo já tem energia restabelecida, mas no Niassa e em Cabo Delgado o fornecimento só deverá ser normalizado após a conclusão das inspeções em curso.

Facebook Comments