Eldevina Materula entrega instrumentos musicais em Nampula

CULTURA DESTAQUE

A Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, trabalhou, na última semana, na província de Nampula. No Norte do país, o principal objectivo da governante foi o de monitorar as acções que vêm sendo levadas a cabo no sector da cultura e turismo, a socialização com os fazedores das artes e cultura, com funcionários e agentes turísticos. A acção ministerial inseriu-se no âmbito do Plano Quinquenal do Governo.

Na chamada capital da zona norte, Materula fez a entrega de 16 instrumentos musicais distribuídos em três casas culturais, designadamente: Casa Provincial de Cultura de Nampula (três guitarras clássicas, um piano, cinco flautas); Casa Distrital da Cultura de Nacala (uma guitarra e cinco flautas) e Casa Distrital de Cultura da Ilha de Moçambique instalada no Lumbo (uma guitarra), recebidos respectivamente pelos directores das três casas, Francisco Zacarias, Julio Leão e Jardinot Maulana. Os instrumentos entregues foram oferecidos pela Fundação Carlos Morgado.

De acordo com Eldevina Materula, estão criadas as condições para que as instituições culturais da província de Nampula possam arrancar com actividades artísticas e enriquecer as acções necessárias para dinamizar as artes e cultura na província.

“Para o caso particular da Casa Distrital de Cultura da Ilha de Moçambique, é um grande incentivo para as actividades musicais que ainda não existem naquela casa”.

Por unanimidade, os directores das casas da cultura que beneficiaram de instrumentos consideram um gesto muito importante e comprometeram-se a fazer valer o esforço que o Ministério da Cultura e Turismo tem estado a fazer para trazer melhorias no campo das artes e cultura.

Na Ilha de Moçambique, Materula reuniu com a Direcção e funcionários do Gabinete de Conservação da Ilha de Moçambique – GACIM, onde empossou o novo Director, Cláudio Zunguene, que substitui no cargo Celestino Girimula.

A titular da pasta do Cultura e Turismo instruiu ao empossado para que traga melhorias em benefício da cultura e do turismo naquele ponto do país.

Materula interagiu ainda com os técnicos da GACIM para passar a ideia da importância de dinamizar o turismo na Ilha de Moçambique, por se tratar de um lugar com grande potencial turístico, mas sobretudo, pelo facto de ser Património Mundial da Humanidade.

Já em Nacala, a ministra reuniu com os fazedores das artes e cultura com quem abordou sobre os instrumentos reguladores, como a revisão da Lei dos Direitos de Autor e Direitos Conexos, a Lei de Mecenato, e fez a auscultação sobre a implementação do Estatuto do Artista. Visitou empreendimentos turísticos para aferir o grau de cumprimento das medidas de prevenção da Covid-19, neste período, e instou aos operadores turísticos para se prepararem para o melhor porque o Ministério está ciente da importância do trabalho conjunto com o sector privado.

Uma das constatações feitas foi a falta de meios circulantes na Delegação Provincial do Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas – INICC, o que levou o MICULTUR a disponibilizar uma motorizada para o reforço das actividades desta instituição naquela província.

Por outro lado, Materula partilhou com a província o que vai ser o projecto CANTATE, iniciativa da associação Kulungwana em parceria com o Governo, já em fase de implementação, em Nampula, tendo criado espaço para a Gestora do Projecto, Luzumira Simbine, ambientar-se.

A governante foi recebida em encontros de cortesia pelo Secretário de Estado da província, Mety Gondola, pelo Governador da Província, Manuel Rodrigues, pelo Administrador do Distrito, Luciano Augusto, Edil da Ilha, Ismail Chacufa.

Refira-se que na sua semana de trabalho em Nampula fez-se acompanhar pelo Director Nacional das Indústrias Culturais e Criativas, Emanuel Dionísio, pelo Director do Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas – INICC, Ivan Bonde, o Assessor para Área da Cultura, Tiago Langa, entre outros quadros do MICULTUR.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *