Share this
O Presidente da República, Daniel Chapo, empossou hoje, em Maputo, a Primeira-Ministra, Maria Benvinda Levi, como membro do Conselho Nacional de Defesa e Segurança (CNDS). O ato de empossamento teve lugar no âmbito da realização da segunda sessão ordinária do CNDS. A posse individual da Primeira-Ministra deveu-se ao facto de Benvinda Levi ter estado em missão de Estado no exterior aquando do empossamento dos restantes membros do órgão, em Julho passado.
O Chefe de Estado não proferiu um novo discurso de orientação, mas remeteu a Primeira-Ministra ao discurso da primeira sessão ordinária, realizada em Julho. Naquela ocasião, o Presidente Chapo instou os membros do CNDS a pautarem pela lealdade, servindo a pátria moçambicana e a aconselharem o Comandante em Chefe das Forças de Defesa e Segurança (FDS) em todos os assuntos relacionados com a soberania nacional.
O Presidente Chapo destacou a natureza crucial do órgão, referindo que “A missão da CNDS não é apenas técnica ou consultiva, mas patriota e de alta responsabilidade para o povo moçambicano.”
O CNDS é o principal órgão consultivo do Presidente da República em matérias de segurança e defesa nacional. A sua composição é vasta e inclui ministros-chave como o da Defesa Nacional (Cristóvão Chume), do Interior (Paulo Chachine), dos Negócios Estrangeiros e Cooperação (Maria Cesaltina Lucas) e das Finanças (Carla Louveia), entre outros.
O Conselho integra ainda os principais líderes das estruturas de segurança do Estado, como o Director Geral do Serviço de Informação e Segurança do Estado (SISE), José Pacheco, o Chefe do Estado Maior General, Júlio Jane, e o Comandante Geral da PRM, Joaquim Sive, além de personalidades de destaque indicadas pelo Presidente e pela Assembleia da República.



Facebook Comments