Share this
- Tragédia na Família Machel
A proeminente família Machel está de luto após a confirmação, na noite desta segunda-feira, do falecimento de Moisés Orlando Machel, “Zezinho” para os mais achegados, de 38 anos, cujo corpo foi encontrado sem vida. A notícia, dada a conhecer pelo seu primo, o empresário Matonga Machel, põe um triste fim à busca intensa que mobilizou amigos e familiares desde o seu desaparecimento no domingo, dia 12 de Outubro.
A confirmação da morte foi feita através de uma publicação nas redes sociais por Matonga Machel, seu irmão mais velho.
“Com o coração profundamente pesado, comunicamos que o corpo do nosso amado irmão, Zezito (Moisés Machel), foi encontrado sem vida”, escreveu Matonga, que agradeceu as “orações, mensagens de carinho e apoio” recebidas e apelou à privacidade para que a família possa “processar essa perda irreparável”.
Moisés Machel, descrito por quem o conhecia como um homem de espírito alegre e afável, era filho de Orlando Machel, o irmão mais novo de Samora Machel, também já falecido. A sua morte enluta novamente um dos clãs mais emblemáticos da história recente de Moçambique.
O desaparecimento de Moisés tinha sido tornado público através de um apelo nas redes sociais. De acordo com a informação divulgada, ele foi visto pela última vez por volta das 19h00 de domingo na zona da Eduardo Mondlane, em Maputo, depois de ter ido deixar um sobrinho em casa.
Desde então, familiares e amigos tinham lançado uma busca, disponibilizando vários contactos para qualquer pista sobre o seu paradeiro, até o seu corpo ser encontrado sem vida.
Até ao fecho desta edição, as circunstâncias exactas que levaram ao seu falecimento e o estado do seu corpo ainda não eram conhecidos, nem por via das autoridades, muito menos pela família que, agora se sabe, exige privacidade para digerir a perda e o luto.
A notícia gerou uma vaga de consternação e mensagens de solidariedade para com a família Machel, mas também uma série de questionamentos, tratando-se de alguém de uma das famílias mais poderosas, mas também queridas. Para já, não se descarta a tese de que tenha sido vítima de assassinato.
Com vida pública bastante reservada, muitas vezes somente aparecendo em eventos públicos, na companhia dos primos, sobretudo filhos de Samora Machel, Moisés nunca foi muito ligado à polémica, o que acrescenta mais mistério em relação à sua morte.



Facebook Comments