Covid-19: África do Sul vai doar vacinas a Moçambique

POLÍTICA SAÚDE

O presidente sul – africano, Cyril Ramaphosa tornou público, esta segunda-feira (01), que Moçambique vai receber, nos próximos dias, vacinas contra a Covid-19 no âmbito de uma doação da operadora sul-africana MTN aos países da região.

Este donativo surge num momento em que o país está bater todos recordes de novos casos de infecções e de número óbitos. Só no mês de Janeiro, a Covid-19 deixou 206 mortos e 18 mil infecções.

“A MTN, que é uma das nossas empresas a operar em vários países africanos, fez uma doação de 25 milhões de dólares para adquirir sete milhões de doses da vacina contra a covid-19 que serão disponibilizadas a vários países africanos, nas próximas semanas”, disse Ramaphosa para posteriormente acrescentar que “será no âmbito deste donativo, que os nossos vizinhos imediatos, com quem estamos também preocupados, como o Lesotho, eSwatini, Botswana, Zimbabwe, Moçambique e a Namíbia, que são os nossos vizinhos mais próximos e destino de viagem das nossas populações, irão também beneficiar muito em breve com esta iniciativa”.

O chefe de Estado sul-africano, que se dirigia à nação no âmbito do combate à propagação do novo coronavírus, não especificou a quantidade de doses nem o tipo de vacina contra a Covid-19 que a operadora irá doar aos países vizinhos, mas adiantou que a África do Sul vai garantir doses para imunizar cerca de 40 milhões de pessoas.

“Uma quantidade considerável de trabalho foi realizada com o sector privado e estou satisfeito com o forte compromisso de apoiar todos os aspectos do esforço nacional de implantação de vacinas, incluindo financiamento quando necessário, logística, distribuição e administração”, afirmou Ramaphosa.

De salientar que a África do Sul é de longe o país mais afectado pela pandemia no continente africano, contabilizando mais de 1,4 milhões de infecções e já ultrapassou segunda vaga de contágio, registando o número mais baixo de novos casos desde Dezembro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *