Comissão Mista entre Moçambique e Zimbabwe será reativada ainda este ano

POLÍTICA

A Comissão Mista entre Moçambique e Zimbabwe, que deixou de reunir em 2013, será reativada ainda no decurso do ano em curso. O facto foi, recentemente, tornado público pelo Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, após a reunião que manteve com o homologo zimbabweano.

“A cooperação tem de ser alimentada com ideias e pensamentos. Nós não podemos resolver um problema, segundo, terceiro…temos que fazer tudo ao mesmo tempo. Temos o terrorismo, mas o desenvolvimento não pode parar”, defendeu, Filipe Nyusi.

Por sua vez, Emmerson Mnangagwa declarou que tem o mesmo pensamento e espera que a reactivação dos debates seja o mais breve possível. Dos temas que serão debatidos pelos dois países da região Austral destacam- se a partilha dos rios e a exploração de recursos.

“No Zimbabwe a água é bonita, mas chega à Moçambique avermelhada por causa do Garimpo. Esse assunto, também, vai ser discutido pela Comissão Mista assim como temas ligados à: segurança, criminalidade, fronteira, caça furtiva”, disse Nyusi.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *