Moçambique defende revisão do modelo de defesa com a Tanzânia

POLÍTICA SOCIEDADE

O Secretario Permanente do Ministério da Defesa, Casimiro Mueio, defende a revisão dos modelos no domínio da defesa adoptados por Moçambique e Tanzânia face a novas ameaças, destacando o terrorismo que fez mais de 900 mil deslocados na província de Cabo Delgado.  

“A situação política e militar internacional convida todos intervenientes em questões de defesa e segurança a reverem conceitos e reequacionarem os modelos até agora seguidos”, disse Mueio no encontro que teve com altos quadros do Ministério da Defesa da Tanzânia.

Por outro lado, O Secretario Permanente do Ministério da Defesa reiterou a necessidade de uma actuação conjunta para responder as ameaças que a região Austral tem sofrido nos últimos tempos.

“Torna-se mais evidente que os chamados conflitos clássicos tendem a ser substituídos por conflitos de baixa intensidade caracterizados por acções de guerra assimétrica em que se destaca o terrorismo. Há necessidade de se criar as sinergias para conjuntamente enfrentar os desafios regionais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *