MIREME autoriza compra das acções da Mitsui na VALE

DESTAQUE ECONOMIA

O Governo, através do Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME), autorizou a transmissão indirecta da totalidade dos 15 por cento da participação social da Mitsui nas Minas de Moatize para a Vale SA.

“O processo de reestruturação da Vale deverá salvaguardar os postos de trabalho e os direitos das comunidades onde a empresa opera, para além de assegurar a continuidade do cumprimento das obrigações legais e dos contratos de bens e serviços”, lê-se no comunicado do MIREME publicado esta segunda-feira.

O Governo vai acompanhar a selecção do próximo investidor que deve, por um lado, continuar a cumprir com as suas obrigações sócio-ambientais e, por outro, a identificação de um novo investidor com idoneidade e capacidade reconhecida para conduzir o projecto.

A transação surge na sequencia de um pedido apresentado pela Mitsui para vender a sua participação na estrutura accionista da mina de Moatize, passando a Vale a deter 100 por cento do projecto mineiro.

Esta decisão apresenta-se como o primeiro passo concreto para que a Vale, detentora da totalidade das acções da Mina de Moatize, inicie o processo de desinvestimento no projeco.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *