França doa 108 mil doses da vacina da AstraZeneca

SAÚDE

O governo francês doou 108 mil doses da vacina da AstraZeneca contra a COVID-19 a Moçambique, fortalecendo o programa de vacinação do país.

Em comunicado enviado à nossa redacção, lê-se que as 108 mil doses foram entregues ao Ministério da Saúde (MISAU) através da iniciativa global COVAX. A COVAX, que é co-liderada pela CEPI, pela GAVI, a Aliança de Vacinas, e pela Organização Mundial da Saúde, é uma iniciativa global que reúne governos e fabricantes para garantir que as vacinas contra a COVID-19 estejam disponíveis em todo o mundo, para os países de alta e de baixa renda.

O donativo servirá para reforçar o Plano Nacional de Vacinação do MISAU, que já realizou duas fases de vacinação a grupos prioritários, como profissionais de saúde, professores do ensino primário e também idosos.

O Ministro da Saúde de Moçambique, Armindo Tiago, enalteceu a importância deste donativo, considerando que estas vacinas são de vital importância para o país e vão contribuir para uma melhor resposta no combate à pandemia.

O Embaixador da França em Moçambique, David Izzo, garantiu que a França continua comprometida em colaborar nos esforços globais para ajudar Moçambique, os seus cidadãos e outros países africanos, a alcançar os seus objectivos de vacinação. O donativo de vacinas da AstraZeneca a Moçambique persegue o objectivo de uma distribuição equitativa de vacinas a nível global. A França compromete-se a doar 60 milhões de doses nos próximos meses.

Barbara Nel, Presidente da Região de África da AstraZeneca, afirmou que “a chegada de 108 mil doses da vacina da AstraZeneca contra a COVID-19 a Maputo é uma boa notícia para o povo moçambicano”.

“Até à data, a vacina da AstraZeneca contra a COVID-19 é responsável por mais de 90% das vacinas na iniciativa COVAX, com mais de 80 milhões de doses entregues a 127 países participantes, incluindo mais de 38 países africanos”.

 

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *