LAM diz que não tem dívida de 200 mil dólares com a EMOSE

SOCIEDADE
  • Escândalo sobre pagamento de seguros das aeronaves

Na semana finda, interpelado por jornalistas à margem de uma visita da Comissão de Plano e Orçamento da Assembleia da República, o PCA da Empresa Moçambicana de Seguros (EMOSE), Joaquim Langa, declarou que aquela seguradora estatal estava em vias de pagar uma rubrica de 200 mil dólares norte americanos, referente a seguro das aeronaves das Linhas Aéreas de Moçambique, S.A. (LAM), que supostamente estaria em dificuldade para cumprir as suas obrigações, no que respeita ao pagamento de seguros de aeronaves. Acossada no seu orgulho, a LAM veio a terreiro negar a existência de qualquer dívida.

Evidências

Através de uma nota de esclarecimento recebida na nossa redacção, a LAM diz não ter uma dívida de 200 mil dólares norte-americanos, como chegou a ser publicado num jornal diário da capital.

A LAM disse ainda que tem estado a efectuar o pagamento regular de seguros das aeronaves, sem recorrer a empréstimos à EMOSE, até porque os valores de mora dos seguros obedecem a uma periodicidade que está estabelecida contratualmente entre a LAM e a firma internacional especializada nos seguros das aeronaves.

“Ocorre que o pagamento de seguros das aeronaves é feito pela LAM, S.A., por intermédio da seguradora EMOSE, S.A.R.L., que canaliza os respectivos valores à firma internacional que coloca e gere os seguros nos mercados da indústria da aviação”, sublinha.

A LAM esclarece que se tivesse dívida referente ao pagamento de seguros, teria sido imediatamente impedida de voar, porque os seguros são um dos requisitos fundamentais para a operação da aeronave, sem o qual não é permitida a realização de um voo, por ser uma violação das regras de aviação civil nacionais e internacionais.

“Garantimos aos estimados clientes que as coberturas de seguros exigidas por lei e pelas convenções internacionais são sempre cumpridas na totalidade e auditadas pelas nossas autoridades e por organizações internacionais, incluindo a ISO (Sistema de Gestão de Qualidade)”, sublinha.

Facebook Comments