Do candidato do Presidente às orientações para retirar candidatura

POLÍTICA
  • Salada de interesses vai ditar eleições da OJM
  • Mariana Cupane foi obrigada a retirar a candidatura a última hora

A Organização da Juventude Moçambicana (OJM) vai ter um novo secretário-geral a partir deste final de semana, numa altura em que já são conhecidos alguns nomes dos candidatos que vão disputar o cargo mais cobiçado do braço juvenil do partido no poder. Entre os mais favoritos destaca-se Hendro Nhavene, um jovem sobre o qual gravitam todas atenções, sendo rotulado nalguns círculos como sendo “candidato do Presidente do partido”, mas pelo meio houve candidatos que foram orientados a retirar candidatura.

Evidências

Contrariamente ao que tem sido tendência nos outros órgãos sociais do partido em que se registam candidaturas únicas, as eleições para secretário-geral da OJM prometem ser bastante concorridas. O prazo de entrega de candidaturas terminou no passado sábado e já são conhecidos pelo menos alguns nomes dos candidatos que vão concorrer à sucessão de Anchia Talapa, que por força dos estatutos já não pode renovar por ter atingido mais de 35 anos de idade.

Entre os nomes já disponíveis constam Hendro Nhavene, da cidade de Maputo, que inclusive já concorreu a nível da cidade e central; Guiló Ndove, de Lichinga, que se suspeita que tenha falsificado idade; Gudson, proveniente da cidade de Quelimane, e Mariana Cupane, também da cidade de Maputo. No entanto, esta última foi obrigada a retirar a sua candidatura.

Dos quatro, Hendro Nhavene surge como o mais favorito, no entanto, a sua candidatura tem sido associada a grandes interesses dentro do partido no poder. Segundo alguns corredores, Nhavene é o candidato preferido do Presidente do partido, Filipe Nyusi, e do secretário-geral, Roque Silva.

Roque Silva, que tem estado a liderar a estratégia de candidaturas únicas, é citado nalguns corredores como tendo mobilizado os secretários provinciais da OJM para orientarem os delegados ao Congresso a votarem em Hendro Nhavene. Fala-se até da possibilidade de chegarem ao Congresso alguns candidatos, se não desistirem todos para Nhavene avançar sozinho.

O jovem, que já concorreu e perdeu pelo menos duas eleições na cidade e a nível central, entra nos planos de Fernando Faustino, que terá interesses em se eleger ao cargo de secretário-geral do partido.

Para além de Faustino, Nhavene é apontado como sendo um delfim de Basílio Muhate, antigo secretário-geral da OJM, que procura voltar ao Comité Central. Mas também é apontada alguma proximidade, embora adormecidas com Samora Machel Júnior e Aires Ali, por via de Basílio Muhate. Portanto, gravitam sobre o jovem Nhavene interesses  

Outro candidato que é apresentado como forte é Gudson, que é a segunda aposta de Fernando Faustino, e conta com um forte apoio dos camaradas do centro do país, tendo em conta que há uma crença de que septo do poder deve se deslocar para esta região do país nos próximos dois ciclos.

A salada de interesses de “gigantes” por detrás do próximo secretário-geral da OJM deve-se ao facto deste órgão social ter um peso de 20 por cento na composição do Comité Central, o que poderá ser determinante para decidir eleições nos próximos eventos do partido, sobretudo no Congresso.

Mariana Cupana obrigada a retirar a candidatura

Considerada politicamente forte, Mariana Cupana estava lançada para ser uma concorrente de peso, contudo, a última hora, foi obrigada a retirar a sua candidatura, pela direcção do partido, para garantir caminho livre para Hendro Nhavene, que representa interesses de gente muito grande dentro do partido.

É que ambos concorriam pela cidade de Maputo, e Maria Cupana, com ligações a Ercínio Mauaie, é descrita como bastante influente e já tinha uma equipa forte a trabalhar na sua campanha, o que poderia contribuir para a dispersão de votos de pessoas da mesma região.

Não se sabe ao certo de quem foi a ordem para que esta retirasse a sua, mas a situação está a gerar um mal estar no seio dos seus apoiantes, alguns dos quais prometem se vingar nas urnas na Escola Central do partido Frelimo durante o II Congresso do braço juvenil do partido no poder.

Facebook Comments