BAD vai prestar serviços de consultoria ao Projecto Hidroelétrico de Mphanda Nkuwa

DESTAQUE POLÍTICA SOCIEDADE

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e o Gabinete de Implementação do Projecto do Projecto Hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa (GMNK) assinaram, nesta terça – feira, 24 de Maio, na capital ganesa, um acordo que visa a prestação de serviços de consultoria para o desenvolvimento do projecto Hidroeléctrico de 1.500 Megawatts (MW) e infraestruturas associadas de transmissão de energia. O acordo entre as duas partes foi rubricado pelo vice-presidente do BAD para a Energia, Energia Climática e Crescimento Verde, Kevin Kariuki pelo Director do GMNK, Carlos Yum, à margem da 57ª Assembleia Geral Anual do Banco Africano de Desenvolvimento, que se realiza em Acra entre os dias 23 e 27 de Maio corrente.

Falando depois da assinatura do acordo, o director do Gabinete de Implementação do Projecto do Projecto Hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa considerou que “a parceria com o Banco Africano de Desenvolvimento reforça ainda mais a capacidade do nosso Gabinete de implementação para desenvolver o projecto Mphanda Nkuwa”, tendo por outro lado adiantado que “ o BAD assegurará que as normas ambientais, sociais e de governação e os padrões internacionais associados sejam respeitados durante o desenvolvimento, para que o projecto seja atractivo para os promotores, financiadores e investidores de renome para assegurar o fornecimento de energia competitivo e de menor custo para Moçambique e para a região”.

Segundo o vice-presidente do BAD para a Energia, Energia Climática e Crescimento Verde, o acordo consolida o papel do Banco como a principal instituição financeira de desenvolvimento de África, e como parceiro de confiança e prestador de serviços de consultoria e assistência no desenvolvimento de projectos transformadores.

Indo mais longe,  Kevin Kariuki declarou que a expansão contínua da capacidade de geração de Moçambique é necessária para satisfazer a crescente procura interna e impulsionar o desenvolvimento económico e social, tendo observado que a região Austral de África oferece oportunidades de mercado e que Moçambique está bem posicionado para fornecimento de energia competitiva, uma vez que há previsao de Mphanda Nkuwa ter um dos custos de produção de electricidade mais baixos da região.

“O projecto reforça os nossos esforços de combate às alterações climáticas numa região que carece desesperadamente de energia, mas precisa igualmente de uma transformação e transição energética justa. É também um grande privilégio liderar a equipa do Banco que irá executar este mandato consultivo. Estamos honrados por sermos escolhidos por Moçambique para sermos os parceiros neste importante projecto”, disse Kariuki.

De referir que, se por um lado, o projecto Mphanda Nkuwa está incluído no Plano Integrado de Infra-estruturas Eléctricas para o período 2018-2043 como uma prioridade nacional, bem como um investimento prioritário para o Plano de Energia Conjunta da África Austral. Por outro, o projecto aumenta a competitividade do sector privado através do desenvolvimento de infra-estruturas e do comércio regional de energia.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *