Município de Maputo implementa medidas para travar o encurtamento de rotas

DESTAQUE SOCIEDADE

Com o intuito de acabar com o encurtamento de rotas na capital moçambicana, o Conselho Municipal da Cidade de Maputo vai, nos próximos dias, obrigar os transportadores semi – colectivos de 15 lugares a circularem circular até a uma distância de 10 quilómetros no centro da Cidade Maputo.

“Este é um trabalho que deriva de um estudo realizado no âmbito da indisciplina que, muitas vezes, acontecia na via pública, por parte dos operadores com viaturas de menor capacidade, que percorriam grandes distâncias, o que não surtia o efeito desejado, na perspectiva de que os custos de operação não eram cobertos pela tarifa cobrada”, expplicou Loide Massangaie, directora-adjunta de Mobilidade, Transportes e Trânsito, no Município de Maputo.

A nova medida, que abranger as rotas: Praça dos Combatentes–Baixa; Praça dos Combatentes–Museu; Praça dos Combatentes–Xipamanine; Xipamanine–Baixa; Xipamanine–Laulane; Xipamanine–Museu; Costa do Sol–Magoanine e CMC–Magoanine segundo o Conselho Municipal da Cidade de Maputo, não vai contemplar os transportadores que já cumpriram com o processo de licenciamento.

A directora-adjunta de Mobilidade, Transportes e Trânsito, no Município de Maputo justifica, por outro lado, que “esta é uma permuta para o benefício do próprio trabalhador. Nesta perspectiva, as viaturas já licenciadas poderão terminar o seu tempo de licença, ou, durante o ano, poderão solicitar a permuta para as rotas mais curtas”.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *