HCB bateu recorde de produção de energia no primeiro semestre de 2022

DESTAQUE ECONOMIA

No primeiro semestre de 2022 corrente, a Hidroelétrica de Cahora Bassa (HCB) produziu cerca de 7.965 GWh de energia, por sinal mais 15% da produção atingida em igual período do ano passado. A HCB observa que este recorde de produção esta aliada disponibilidade hídrica e dos equipamentos de produção, conversão e transporte de energia, e do desempenho dos recursos humanos.

De acordo com Boavida Muhambe, Presidente do Conselho de Administração da Hidroelétrica de Cahora Bassa, a produção do primeiro semestre de 2022, traduz-se em receitas bastante significativas e relevantes para o financiamento dos projectos de reabilitação que estão a decorrer em toda a cadeia de produção.

Muvanbe aponta igualmente que o recorde alcançado permite a HCB “continue a ser um activo estratégico e valioso na matriz energética nacional e regional, e no desenvolvimento socioeconómico de Moçambique através das contribuições que presta para a economia”.

Refira-se que, apesar ter conseguido uma produção superior em comparação os primeiros meses de 2021, as acções da HCB na Bolsa de Valores de Moçambique, durante o primeiro semestre do ano em curso tiveram um desempenho abaixo do preço da Oferta Pública de Venda realizada em ano de 2019.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *