MISAU confirma primeiro caso da varíola dos macacos em Moçambique

DESTAQUE SAÚDE SOCIEDADE

O Ministério da Saúde tornou público nesta quinta-feira, 06 de Outubro, que o país detectou o primeiro caso da Varíola dos Macacos. De acordo com o ministro da Saúde, Armindo Tiago, o caso foi diagnosticado, na quarta-feira (05), na Cidade de Maputo.

O titular do pelouro da Saúde no Governo de Filipe Nyusi explicou que o cidadão diagnosticado foi submetido ao teste no mesmo dia, uma vez que tem histórico de viagens nos últimos meses e está internado no Hospital Provincial de Maputo.

Tiago explicou que Varíola dos Macacos tem como sintomas bolhas e feridas na pele, febres; calafrios; dor de cabeça; dor muscular; cansaço excessivo e dor nas costas.

Para prevenir a prevenção da doença, o ministro da Saúde instou aos moçambicanos para evitarem o contacto direto com pessoas contaminadas, lavarem das mãos com água e sabão bem como o  uso de máscara de proteção cobrindo nariz e boca

Refira-se que varíola dos macacos é uma doença altamente contagiosa, causada por um vírus de animais e que pode passar de pessoa para pessoa. É transmitido através de gotículas de saliva ou de espirro.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *