Subiu para 18 o número de mortes por cólera no país

DESTAQUE SAÚDE SOCIEDADE

Entre Novembro de 2022 e Janeiro do corrente ano, 18 pessoas perderam a vida em consequência do surto de cólera nas províncias de Niassa, Tete, Zambézia e Gaza, sendo que mais de 1700 foram admitidas nas diversas unidades sanitárias espalhadas pelo país com sintomas daquela doença diarreica.   

De acordo com dados avançados pelo Ministério da Saúde (MISAU) as províncias de Niassa e Sofala concentram o maior número acumulado de pessoas diagnosticadas com a cólera, sendo a capital provincial do Niassa apresenta mais casos e seis mortes, enquanto igual número de vítimas foi reportado no Lago.

“Registamos no país um total de 1709 casos internados. Tivemos 18 óbitos em todo país que corresponde a uma taxa de letalidade de 1.1%”, referiu o representante do MISAU para depois referir que sector da saúde diz estar preparado a vários níveis para responder a situação de cólera no país.

“Todas as províncias e distritos estão em prontidão. Tem os planos de resposta as emergências, principalmente entre para resposta a cólera e estão defaccto de alerta desta a unidade sanitária até as comunidades de forma que mal se registe um aumento haja uma testagem rápida, confirmação do evento e um controlo imediato”.

O grosso dos hospitais espalhados pelo território nacional debate-se com a escassez de medicamentos. Contudo, o representante do Ministério da Saúde garantiu a central de medicamentos está em prontidão para responder todas as solicitações.

“A nossa central de medicamentos e artigos médicos tem quantidades necessárias de medicamentos para administrar os doentes que entram nos nossos centros de tratamento e o próprio centro de medicamentos espera receber ainda esse mês uma quantidade para suportar aquilo que é esta época que vai até Março ou Abril”.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *