BAD aprova empréstimo de 125 milhões de euros para HCB

DESTAQUE ECONOMIA

O conselho de administração do grupo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) aprovou um pacote de empréstimo de até 125 milhões de euros (algo como oito mil milhões de meticais) à Hidroelétrica de Cahora Bassa (HCB) para apoiar o seu programa “Vital Capex”, destinado a modernizar o sistema de produção da eletricidade da empresa. O pacote compreende até 100 milhões de euros do BAD e até 25 milhões de euros do Fundo Africa Growing Together.

A empresa moçambicana HCB, o maior produtor de Energia na África Austral, fornece energia hidroelétrica ao país e à Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

O pacote compreende até 100 milhões de euros do Banco Africano de Desenvolvimento e até 25 milhões de euros do Fundo Africa Growing Together.

A modernização irá prolongar a vida útil da central por pelo menos 25 anos, aumentar a fiabilidade do fornecimento de energia, reduzir as  interrupções e permitir que a empresa cumpra as suas obrigações contratuais para com os seus fornecedores e melhorar a integração regional do sector da eletricidade na SADC.

Assegurará também a sustentabilidade da segurança energética da Comunidade, em particular da África do Sul, Moçambique e Zimbabué.

O Vice-Presidente do Complexo de Energia, Alterações Climáticas e Crescimento Verde do Banco Africano de Desenvolvimento, Kevin Kariuki, afirmou: “Estamos encantados por apoiar o programa Vital Capex, dado o papel central da HCB na pool de Energia da África Austral. Além disso, o aumento da capacidade da HCB, o aumento da fiabilidade e a capacidade de fornecer serviços auxiliares facilitará uma maior integração de fontes de energia renováveis variáveis, tais como a energia solar fotovoltaica e eólica em toda a região”.

Também comentando, o Diretor do Banco para Soluções Financeiras de Energia, Políticas e Regulamentos, Wale Shonibare, disse: “O apoio do Banco à HCB está bem alinhado com a sua visão de integrar os mercados africanos de eletricidade para promover o fornecimento de eletricidade acessível e fiável aos consumidores da região”.

O empréstimo alinha-se com um dos objetivos estratégicos (High-5) do Banco de “Acender e Energizar África”, no âmbito do seu ‘New Deal on Energy’ para África.

 

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *