Operadores alertam que pode haver ruptura no abastecimento de combustíveis durante a quadra festiva

DESTAQUE ECONOMIA SOCIEDADE

De acordo com um documento enviado pela Associação Moçambicana de Empresas Petrolíferas (AMEPETROL), ao ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias, na semana finda, há risco de haver escassez no abastecimento de combustíveis durante a quadra festiva no país. O alerta acontece num momento em que esta associação tem enviado diversas cartas ao Governo, que infelizmente não tem recebido respostas.  

Segundo o mesmo documento, houve, nos últimos tempos, diminuição na capacidade de fornecimento dos combustíveis, e tal acontece porque todas as operadoras dizem estar em crise de tesouraria e algumas acusam insolvência financeira, daí a razão de não conseguirem garantir o abastecimento normal de combustíveis ao mercado.

“O abastecimento de combustíveis em Moçambique está precário e já coloca em risco o fornecimento durante o período natalício e das férias de verão”, lê-se num extracto da carta enviada. 

E acrescentam que a “a última publicação dos preços de combustíveis foi efectuada ontem, 01 de Dezembro de 2022, fora do período estabelecido pelo Decreto 89/2019. A nova estrutura de preços continua a registar o aumento das médias unitárias, aumentando a dívida que o Governo acumula com as operadoras. Esta dívida está estimada num valor acima de Trezentos e Cinquenta Milhões de dólares americanos”, lê-se no documento. 

Como forma de evitar a falta de combustíveis, os operadores solicitam através desta carta que, “no mês de Dezembro de 2022, o Governo garanta o preço da publicação de acordo com o Decreto 89/2019, e que as médias unitárias a publicar não continuem a aumentar a dívida do Governo com as operadoras”.

No mesmo documento os empresários solicitam ao Governo que aumente o preço real do Gasóleo de 87.97 Meticais por litro para 96,7 por litro e a Gasolina de 86.97 Meticais por litro para 91,01 Meticais.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *