Moçambique já ocupa um assento no Conselho de Segurança das Nações Unidas

DESTAQUE POLÍTICA

Moçambique tomou posse na noite de ontem, 03 de Janeiro, como membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Em representação do Presidente da República, o embaixador de Moçambique junto das Nações Unidas, Pedro Comissário, foi o responsável por içar a bandeira nacional em Nova Iorque.

Pedro Comissário assumiu o combate ao terrorismo em África e no mundo como sendo o desafio supremo para o Conselho de Segurança onde acaba de se juntar.

“Como membros eleitos estamos aqui para dar mais importância às situações que constituem sérias ameaças a existência pacífica dos Estados no século XXI. Uma ameaça à paz e segurança internacionais é a progressiva africanização do terrorismo, afectando o nosso continente. Achamos que essa tendência deve ser travada e revertida. A comunidade internacional deve juntar seus esforços para parar com este mal”, assim dizia Pedro Comissário em seu discurso.

Uma vez representante do Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, Pedro Comissário agradeceu em nome de país a todos os Estados-membros das Nações Unidas pela eleição, no dia 19 de Junho passado, referindo que Moçambique passa a integrar o Conselho de Segurança das Nações Unidas carregado de muita responsabilidade.

De referir que Moçambique tomou posse junto de países como o Equador, Japão, Malta e a Suíça. No caso, estes países são unánimes ao defender a necessidade de se garantir a paz e segurança no mundo, especialmente olhando para a guerra entre a Ucránia e Rússia.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *