MISAU em alerta devido aos casos de cólera e ressurgimento de infecções da Covid-19

DESTAQUE SAÚDE SOCIEDADE

Entre Dezembro de 2022 e Janeiro do ano corrente, o Ministério da Saúde (MISAU) tornou público que cerca de 152 pessoas testaram positivo a Covid-19 o que, de certa forma, aumentou para 276 o número de casos activos. Se por um lado, o ressurgimento das infecções da pandemia viral, por outro, as três províncias que fazem fronteira com Malawi estão em alerta máximo devido a cólera. O Governo, através do MISAU, disse que está atento aos casos de cólera e o ressurgimento das infecções da Covid-19, tendo apelado aos moçambicanos para reforçarem as medidas de prevenção às doenças.

As autoridades de saúde estão em alerta devido ao surto da cólera nas províncias de Niassa, Tete e Zambézia bem como o ressurgimento das infecções da Covid-19 entre Dezembro (2022) e Janeiro do ano em curso.

Para combater as duas doenças, o ministro da Saúde, Armindo Tiago, instou aos moçambicanos para seguir as recomendações dos profissionais da saúde de modo a evitar a propagação da doença.

“É fundamental garantir que consumamos água fervida, quando não tivermos mineral. Devemos preparar e conservar adequadamente os alimentos, sobretudo lavá-los antes da sua preparação, fazer o tratamento adequado do lixo nas nossas comunidades e garantir uma higiene individual e colectiva, tendo em conta a época chuvosa que pode trazer complicações no ambiente”, destacou Tiago.

No que a luta contra a pandemia da covid-19 diz respeito, o titular do pelouro da Saúde no Governo de Filipe Nyusi falou do imprescindível contributo dos moçambicanos, tendo, mais uma vez, recomendado a população para que seja “capaz de reforçar as medidas de controlo e prevenção que já conhecemos, com particular destaque para a lavagem das mãos e reforço da vacinação primária e a de reforço”.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *