Mambas procuram primeiro triunfo na fase final de uma prova chancelada pela CAF

DESPORTO DESTAQUE

A selecção nacional de futebol, sobejamente conhecida por Mambas, procura fazer história no Campeonato Africano das Nações para jogadores que actuam nos campeonatos domésticos. Os eleitos de Chiquinho Conde vão procurar, na prova que arranca nesta sexta-feira, 13 de Janeiro, na Argélia, o primeiro triunfo de sempre de Moçambique nas provas chanceladas pela Confederação Africana de Futebol.

Moçambique estreou-se na prova rainha do futebol africano em 1986. Naquela que foi a sua primeira aparição no convívio dos grandes do futebol africano, os Mambas averbaram três derrotas em igual número de partidas e sem nenhum golo marcado.

Depois do CAN realizado no Egipto, os moçambicanos tiveram que esperar mais 10 anos para ver a selecção nacional na elite do futebol africano. No certame disputado na África do Sul, os Mambas fizeram história, uma vez que somaram um ponto e estrearam-se a marcar nas provas chanceladas pela CAF.

Em 1998, o Burkina Faso foi o anfitrião do Campeonato Africano das Nações em futebol e Moçambique voltou a marcar presença, por sinal pela segunda vez consecutiva. Apesar das experiências adquiridas nas edições de 86 e 96, o combinado nacional, inserido no grupo D juntamente com as selecções da Zâmbia, Marrocos e Egipto, fez o pleno de derrotas.

Se na década 90 os Mambas participaram em duas fases finais do CAN, na década 2000 não conseguiram nenhum apuramento.

Depois de 12 anos de ausência, em 2010, Moçambique voltou ao convívio dos grandes do futebol africano, mas o máximo que conseguiu foi empatar a duas bolas frente ao Benin, tendo sido derrotado pelas selecções do Egipto e Nigéria nas restantes partidas da primeira fase.

Visando dar espaço aos jogadores que actual nos campeonatos domésticos, que no grosso das vezes eram ofuscados pelos jogadores que actuam na disporá, a Confederação Africana de Futebol decidiu criar uma competição para jogadores que actuam nos campeonatos dos respectivos países (CHAN).

Moçambique foi um dos países que marcaram presença na primeira edição do CHAN em 2014.  Contudo, não foi na prova realizada na África do Sul que conseguiu o primeiro triunfo nas provas organizadas pela CAF, uma vez somou três derrotas em igual número. Aliás, naquele certame, apesar das derrotas, os Mambas conseguiram marcar em todos os jogos.

Volvidos nove anos, a selecção nacional vai, mais uma vez, disputar o Campeonato Africano para jogadores que actuam nos respectivos campeonatos. Na Argélia, Chiquinho Conde e os seus pupilos vão procurar diante das selecções da Líbia, Etiópia e a anfitrião Argélia a primeira vitória de sempre nas competições organizadas pela CAF.

Refira-se que, no somatório dos jogos nas fases finais das provas chanceladas pela CAF em todos os escalões, Moçambique conseguiu até então dois empates.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *