FDC reafirma compromisso com raparigas em idade escolar

DESTAQUE SOCIEDADE

O Fundo de Desenvolvimento da Comunidade (FDC relançou o seu total apoio às raparigas e rapazes dentro das escolas com idades compreendidas entre os 10 e 19 anos; fê-lo através do projecto VIVA+ que tem como objectivo doptar cerca de 1,043,250 menores um pouco por todo o país, de conhecimentos sobre promoção de saúde sexual e reprodutiva, retenção da rapariga na escola, prevenção do HIV, violência baseada no género, uniões prematuras e outras.

A implementação do projecto já dura desde 2021 com previsão de término previsto para o presente ano (2023).

Para além dos ensinamentos acima citados o programa serve de ponte para que os menores tenham acesso aos serviços e cuidados de saúde especializados, bem como assistência jurídica em casos específicos.

Com o VIVA+ espera-se que haja redução de infecções de ITSs e HIV através da adopção de comportamentos saudáveis e mudança de comportamento de risco, aumento do nível de conhecimento sobre a circuncisão masculina e criar demanda para os serviços na comunidade.

Espera-se igualmente que haja maior consciencialização e melhor resposta aos casos de Violência Baseada no Género (VBG) a nível das comunidades e poderá envolver professores, mentores e assistentes para que saibam usar uma comunicação mais assertiva para flexibilizar a adopção de comportamento saudável e habilidades para a vida, dentro da escola.

Em particular os assistentes de educação irão servir de elo de ligação entre a escola e a comunidade (pais, encarregados de educação e líderes comunitários), para garantir que a comunidade escolar, incluindo o Conselho de Escola esteja envolvida na implementação do projecto.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *